Um Brasil diferente! ITA selecionará 10 crianças para prêmio de jovens talentos em ciência

A segunda edição do “Prêmio Sócios-Mirins”, um programa da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – AEITA –  selecionará 10 crianças que se destaquem em áreas relacionadas a ciências, engenharia e inventividade, em especial a temas ligados ao setor aerospacial ou tecnológico.  Os estudantes premiados ganharão uma viagem para conhecer o polo aeroespacial brasileiro, São José dos Campos-SP, em outubro de 2022. Haverá visitas guiadas para conhecer um Brasil diferente, um Brasil da alta tecnologia, que faz aviões, foguetes e satélites.

Essas crianças farão parte de um seleto clube de jovens talentos brasileiros, com o privilégio de poder conhecer de perto as instalações do polo aeroespacial brasileiro.

“Interesse nos estudos, vontade de vencer, sonho, conquistas, engajamento e como ser exemplo para a juventude serão pontos avaliados na seleção”, informa o site do projeto. Segundo a AEITA, o processo é realizado em duas etapas: uma pré-seleção a partir das fichas de inscrição e uma posterior entrevista online com os 30 candidatos pré-selecionados que devem ter entre 7 e 14 anos completos em 2022.

De acordo com o ITA, a AEITA reúne os mais de 6 mil engenheiros formados pela instituição “e tem por objetivo fomentar o engrandecimento da escola e da tecnologia aeroespacial no Brasil, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação”.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de junho, no site do concurso, podendo ser prorrogadas por no máximo 20 dias corridos, a critério dos organizadores.

Dos 10 títulos a serem concedidos, metade é para estudantes do grupo 1 (crianças de 7 a 10 anos) e a outra metade para o grupo 2 (jovens de 11 a 14 anos). Para mais informações, clique aqui e acesse o regulamento do concurso.

Dando asas aos sonhos

Nicolinha, 9 anos, depois de ter descoberto mais de 20 possíveis asteróides. foi a primeira sócia-mirim da Associação de Engenheiros do ITA.  Nicolinha, astrônoma amadora mirim brasileira é reconhecida como uma das 100 crianças prodígio no mundo.

Cientista cidadã do International Astronomical Search Collaboration da agência espacial norte-americana (IASC/NASA) e do Ministério da Ciência, Tenologia e Inovações (MCTI), além de ser embaixadora do planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza (CE), Nicolinha participou recentemente de diversos eventos do ITA em São José dos Campos (SP).

Nicolinha, que almeja ser engenheira aeroespacial, viu na oportunidade de ser uma cientista amadora a chance de já começar a tornar esse sonho real.

 

O garoto Nicolas Dumont, de Patos de Minas, com apenas oito anos, já fez uma descoberta para lá de original. Analisando imagens registradas pelos telescópios do programa da International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), ele identificou e sinalizou a movimentação de um astro que foi classificado preliminarmente como um asteroide.

Agora, a detecção já publicada passará por avaliações do Minor Planet Center para a confirmação. Esta etapa pode ser um pouco demorada, já que o astro apontado por Nicolas será observado por um longo período de tempo (de três a cinco anos) a fim de verificar a órbita e consolidar medições do objeto identificado, o qual foi provisoriamente designado como “P21tmvg”.

Nicolas é o mais jovem de uma equipe liderada pelo Observatório de Astronomia de Patos de Minas, estando inscrito também no programa Caça Asteroides do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Foto Nicolinha: Acervo pessoal
Foto Nicolas Dumont: Gilberto Dumont