Três pessoas com suspeita de coronavírus dão entrada em hospital em Pouso Alegre. Ministério Público Federal instaura procedimento preparatório para acompanhar os casos

Três pessoas com suspeita de estarem contaminadas com o coronavírus foram encaminhadas de Varginha, na tarde desta quarta-feira, 26, para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre; um dos hospitais referência listados para atendimento pela Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo informações do Samu, que encarregou-se da transferência de Varginha dos suspeitos de contaminação, são três pessoas da mesma família – um homem de 48 anos, uma muher de 45 anos e um rapaz de 21 anos – que chegaram nesta terça-feira, 25, de uma viagem à Itália, da região da Lombardia, a mais afetada pelo coronavírus.

Apesar dos sintomas leves a família ficará em isolamento no Hospital das Clínicas Samuel Libânio até que amostras dos pacientes sejam recolhidas e os exames – Infuenza A e B, Adenovírus, Bocavírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, parainfluenza 2, parainfluenza 3 e vírus sincicial respiratório – sejam realizados na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte.

Após a informação de que os suspeitos de contaminação do coronavirus chegariam a Pouso Alegre, servidores da Secretaria Municipal da Saúde foram convocados para uma reunião emergencial e passaram por uma capacitação para enfrentar os casos de suspeitas de coronavirus. A Secretaria Estadual da Saúde recomenda que as pessoas que tenham os sintomas procurem o Samu e não postos de saúde ou hospitais que não sejam referência no tratamento.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ypgG2udsSJI&w=560&h=315]

O chefe do setor de infectologia do HCSL, Breno César Diniz Pontes falou dos casos suspeitos, da capacitação de servidores municipais e de como é feito esse monitoramento dentro do hospital.

Procedimento preparatório

O Ministério Público Federal em Pouso Alegre instaurou procedimento preparatório para acompanhar os casos na região, apurando o plano de contingência, instalações e materiais disponíveis para enfrentamento dos possíveis casos, com base no Plano Nacional de Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.

As informações permitirão a análise de dados e de informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos do Ministério da Saúde, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.