Telemetria já é sucesso na cafeicultura do Sul de Minas
Através dela o gestor da propriedade tem 100% do controle do que está acontecendo
A telemetria, que é uma tecnologia que permite saber quantas horas o trator trabalhou em um dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e se já está na hora de fazer alguma manutenção preventiva, já está sendo usada com sucesso pelos produtores de café. De acordo com a LS Tractor, empresa que trabalha com esse tipo de tecnologia, a fato de ela ser usada com sinal de GPS facilita muito a uso pelo agricultor.
Através dela o gestor da propriedade tem 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto e o operador é quem vai definir qual a melhor forma de utilizar o equipamento para determinada atividade a ser desenvolvida. “É uma excelente ferramenta para as mais diversas aplicações no café e permite que o gestor possa cuidar de outras tarefas, sem necessidade de ir a campo conferir se as atividades programadas estão sendo executadas”, afirma o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp.
O uso na cultura do café é uma parceria da LS Tractor com a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), em Minas Gerais, que é uma das maiores fornecedoras de café do Brasil, onde foram fornecidos tratores para cerca de 15 mil cooperados. Conforme afirma o gerente comercial da Cooperativa, José Geraldo Junqueira, a Cooxupé costuma ter uma linha de produtos diversificados em suas lojas, permitindo que o associado possa adquirir estes produtos a preços diferenciados.
“E nos faltava a opção de tratores, algo muito importante na cafeicultura de hoje que para ser rentável precisa se tecnificar”, assinala Junqueira. Na visão de Jungueira, os tratores LS Tractor possuem tecnologia que atendem muito bem as atividades da produção cafeeira. “É um trator que teve grande aceitação na região e, por isto, achamos que formalizar uma parceria com eles, vai trazer bons benefícios aos nossos cooperados”, diz.