SRS Pouso Alegre participa de cerimônia de lançamento do Projeto de Ampliação e Revitalização do Hospital Frei Caetano de Paraisópolis
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre esteve presente, representada pela superintendente Adriana Aparecida Silva Ferreira, na cerimônia de lançamento do Projeto de Ampliação e Revitalização do Hospital Frei Caetano de Paraisópolis. O evento ocorreu na última sexta-feira, 25 de março, no auditório do hotel Serra de Minas, no município de Paraisópolis. O objetivo do encontro foi a apresentação do projeto que amplia e revitaliza a unidade hospitalar.
Encontro em Paraisópolis – Projeto de Ampliação e Revitalização do Hospital Frei Caetano – Foto: Otávio Coutinho
Adriana destacou a importância do projeto para os municípios, gestores e população do Sul de Minas. “Participar de um evento onde se apresenta um projeto de ampliação e revitalização de um Hospital sempre é um orgulho, e no caso deste projeto para o Hospital Frei Caetano, que veio ao encontro das necessidades da instituição, nos deixa mais motivados a seguir em frente por uma Saúde Pública cada vez melhor. Com este projeto o Hospital Frei Caetano poderá ampliar seu número de leitos, melhorando o acesso e garantindo a continuidade do atendimento humanizado, que contará com uma estrutura física mais robusta, trazendo maiores benefícios para toda a população de Paraisópolis e região”.
“É com satisfação que participei da apresentação do projeto de ampliação e reforma do Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza. Devemos expressar nossa gratidão a todos aqueles que, a seu modo e num processo de contínua superação, permitiram que essa Instituição, tão importante para cada um de nós, permanecesse atravessando os séculos para cumprir sua principal missão: salvar vidas. O Hospital Frei Caetano é um hospital de média complexidade capaz de cumprir com excelência seu dever de acolher com humanização e eficiência toda a população das cidades vizinhas e a nossa, além de dar suporte aos hospitais de maior complexidade de nossa região, nosso hospital merece ser reformado e ampliado”, concluiu a secretária municipal de Saúde,Josy Maria Cabral Ribeiro.
Durante o encontro, foram abordados o contexto histórico de 145 anos do Hospital Frei Caetano, sua atual arquitetura, recursos aplicados na instituição; programas vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) no qual o Hospital Frei Caetano está inserido, além do projeto de Ampliação e Revitalização do Hospital.
O Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza de Paraisópolis está inserido na política hospitalar estadual Valora Minas, no Módulo Plataforma de Transição Tipo II (atendimento à pacientes crônicos/paliativos e reabilitação), apoio a Rede de Urgência e Emergência com tipologia Nível IV, com financiamento mensal de R$ 80.000,00. Está em processo de migração de 2 leitos de Saúde Mental, atualmente financiados por meio da Resolução SES/MG n° 7.412/2021 para a Plataforma de Hospitais de Apoio à Rede de Atenção Psicossocial, com financiamento mensal de R$ 11.220,22, na perspectiva da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
Também estiveram presentes a equipe técnica e administrativa do Hospital Frei Caetano, prefeito e gestor municipal de Saúde de Paraisópolis, prefeitos e gestores municipais de Saúde da região, deputado federal Bilac Pinto e deputado estadual Dalmo Ribeiro, assessor do deputado estadual Agostinho Patrus, assessor do senador Rodrigo Pacheco, superintendente regional de Saúde e população da região.