Setor de Neurocirurgia do HCSL alcança êxito na recuperação de pacientes com AVCI
O setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) conquista cada vez mais sucesso em seus procedimentos sob a batuta do conceituado médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone, que atua na instituição há 28 anos.
Atualmente, a equipe vem conseguindo diversos êxitos na recuperação de pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico (AVCI), que é a principal causa de incapacidade em adultos em muitos países apesar dos avanços nas estratégias preventivas. “Isso pode ocorrer desde jovens até idades mais avançadas e tem várias causas. Pode ser uma causa sanguínea, uma alteração anatômica do vaso, hipertensão arterial, diabetes, aumento de colesterol (tudo que dificulta o fluxo sanguíneo arterial) “, explica Carone já alertando para o tratamento do AVCI.
Para o médico, é muito importante a atenção com os protocolos com a nova medicação usada e o tratamento trombolítico, nome dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. “Precisamos ficar atentos às regras do procedimento, principalmente os profissionais médicos da região. Os pacientes que apresentam esse quadro tem que ser encaminhados nas primeiras seis horas, pois depois de um certo tempo a área isquêmica não regride”, explica Carone, que conta que nos últimos dias quatro pacientes passaram pelo procedimento com resultados excelentes.
Os pacientes passam por exames de tomografia onde são detectados os sintomas súbitos por meio de distúrbios da fala e perda de movimento de um lado do corpo. “Logo pensamos em processo vascular mas precisamos dividir o que acontece realmente com o paciente, pois em algumas vezes ele só demonstra alguns sintomas que desaparecem. Outro caso, é quando o quadro vascular encefálico está se instalando de forma progressiva e pode ser classificado como hemorrágico e isquêmico, neste último caso podemos ver se é superficial ou mais profundo e fazer o tratamento como foi explicado”, esclarece o neurocirurgião Carone, que aconselha que as pessoas previnam as doenças com exercícios físicos, alimentação saudável, fazendo um controle clínico e arterial, unindo o cuidado com a saúde e a qualidade de vida.
A diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis, conta que o Hospital Samuel Libânio está credenciado para o procedimento e tratamento e possui uma aparelhagem excelente que auxilia sobremaneira diante do quadro de AVCI. “Somos o único hospital que realiza no Sul de Minas esse procedimento, que é favorecido pela logística de atendimento à 153 municípios e a formação de uma equipe sem comparativo na região. O processo é oferecido pelo Hospital para particulares e convênios”, ressalta Jusselma.
Equipe especializada e humanizada
A equipe de Neurocirgia é formada por sete médicos, além dos neuroclínicos. O novo setor de Neurocirurgia/Neurologia foi inaugurado no dia 12 de julho de 2017 com oito quartos duplos e 21 leitos. A estrutura nova é toda remodelada e reformulada com padrão de qualidade internacional e com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo. “Eu já estou me aposentando mas sempre quero aprender mais, gosto de desafios, e sinto muita alegria ao ver a recuperação dos meus pacientes. O mais importante sempre vai ser a recuperação do paciente”, afirma Carone.