Renomado site dos EUA afirma que caças F-5 do Brasil tornaram-se os mais avançados do mundo

Após a repercussão das modificações feitas pela Embraer nos caças da FAB, que deram uma sobrevida operacional de 15 anos para que eles continuem ativos até serem substituídos pelos SAAB F-39E Gripen a partir de 2025, o renomado site norte-americano The Drive, em sua seção especializada War Zone, levanta uma interessante constatação de que os jatos modernizados teriam se tornado os mais avançados F-5 do mundo.

Segundo o portal, embora já tenham existido diversos programas de modernização dos “Tiger II” ao longo de sua história iniciada em 1972, o esforço brasileiro dirigido pela Embraer provavelmente produziu os F-5s mais capazes já vistos.As aeronaves aprimoradas, designadas F5-M, saíram da fábrica de Gavião Peixoto com uma série de aviônicos avançados adaptados.

No centro deste pacote está um radar Leonardo Grifo F, um radar pulso-Doppler avançado de escaneamento mecânico com capacidade multi-alvos, bem como um link de dados desenvolvido internamente pela Embraer que permite a troca de informações com outros F5-M dentro da mesma formação.

Os jatos também têm um cockpit revisado, juntamente com novos aviônicos, incluindo navegação inercial/GPS, três telas de cristal líquido, um novo head-up display (HUD) e o conceito de controle “hands-on throttle and stick” (HOTAS) em que o piloto é capaz de fazer tudo sem tirar as mãos do manche e do controle de potência.

Também segundo o The Drive, o novo cockpit de vidro é compatível com óculos de visão noturna (OVNs) e o piloto conta com uma tela Elbit/AEL Targo montada no capacete, permitindo a visualização e mira de alvos fora do painel.

Com informações do Aeroin