Regional de Saúde em Pouso Alegre promoveu Curso Curto de Saúde Bucal para facilitar atendimento a gestantes

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 28 de junho, o “Curso curto de saúde bucal e o cuidado integral à gestante: interface entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE)”. A saúde bucal faz parte do processo de trabalho do Projeto Saúde em Rede, que tem como objetivo organizar a forma de trabalho das equipes de saúde, melhorarando a integração entre o cuidado e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, é indispensável trazer a Saúde Bucal para discussão e participação.

Durante o curso, foram apresentadas as características e os aspectos da Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb-MG), no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no estado de Minas Gerais e nos contextos regionais. Fizeram parte da pauta as principais abordagens para reorganização de macro e microprocessos da rede temática da saúde bucal local, com ênfase na produção do cuidado à gestante e nas estratégias de corresponsabilização entre APS e AAE, visando a garantia do acesso da gestante de alto risco ao pré-natal odontológico.

Jéssica de Fátima Martins, Referência Técnica (RT) da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Pouso Alegre, enfatizou que “a iniciativa permite trazer a saúde bucal para participação nas ações que precisarão ser executadas nos territórios. Além disso, trazer as referências técnicas mais próximas dos assuntos discutidos, proporciona reflexão sobre a relevância da atenção integral em saúde bucal para as gestantes, no contexto da organização do cuidado em rede e do conhecimento sobre os fluxos para acesso da gestante ao pré-natal odontológico, assim como levantamento de possíveis estratégias de otimização e enfrentamento de pontos críticos”.

O Curso Curto de Saúde Bucal foi aplicado em dois momentos distintos. Primeiramente, envolveu a abordagem do tema para os Tutores Municipais de Saúde em Rede. No segundo momento, o encontro destinou-se aos coordenadores municipais de Saúde Bucal dos 32 municípios participantes da 3ª onda do Projeto Saúde em Rede, da microrregião de saúde Pouso Alegre, que auxiliarão na replicação do conteúdo no território.

Com informações de Otavio Coutinho