Prefeito de Santa Rita do Sapucaí requisita, através de decreto, equipamentos do Hospital Maria Tereza Rennó para enfrentar Coronavirus

Equipamentos serão utilizados pelo Hospital Antônio Moreira da Costa
durante o período de enfrentamento à pandemia do Coronavírus

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, editou na tarde de sábado, 28 de março, o Decreto 13.579/2020 que requisita os equipamentos disponíveis no Hospital Maria Thereza Rennó – HMTR.  Segundo o decreto, os equipamentos serão utilizados pelo Hospital Antônio Moreira da Costa durante o enfrentamento da pandemia do Covid-19.

O decreto vem de encontro a recentes apelos médicos e populares, uma vez que o Hospital Maria Thereza Rennó está fechado, porém perfeitamente conservado, desde 2014. Inaugurado em Santa Rita do Sapucaí em 2013, conforme reportagem feita, na época pela TV Uai, ficou em operação por pouco tempo apesar da medicina de ponta e novos equipamentos tecnológicos – perfeitamente preservados até hoje.

Como uma alternativa de atendimento aos possíveis casos de coronavirus na região, os equipamentos requisitados ficarão à disposição do Hospital Antônio Moreira da Costa – HAMC por um prazo inicial de seis meses, com alternativa de prorrogação por novos períodos enquanto perdurar os efeitos da situação de emergência da saúde pública em Santa Rita do Sapucaí e seu entorno.

O prefeito Wander Chaves foi zeloso nas condições do decreto.  Em seus artigos, fica claro que a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí contará com o apoio logístico e operacional da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano para a apropriação e remoção dos bens, o que deverá ser registrado por meio de fotografias e filmagem. Uma vez implementada a requisição administrativa, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um inventário minucioso do estado de conservação e a avaliação de todos os bens, no prazo de dez dias, instruindo o laudo com fotografias de todos os bens, com a finalidade de que a uma possível devolução os equipamentos retornem em perfeito estado.

Dentre os equipamentos requisitados estão:

  • Dois ventiladores de transporte marca Draeger;
  • Oito ventiladores pulmonares da marca Draeger e três da marca Intermed;
  • Um monitor de transporte – Draeger
  • Dezoito monitores multiparamétricos (Draeger e GE)
  • Um aspirador de secreção;
  • Dois aspiradores cirúrgicos;
  • Um raio x portátil;
  • Um Cardioversor.

Clique aqui e confira o Decreto 13.579