Prefeito da cidade de Casa Nova, Wilker Torres, declara guerra a fake news!

O prefeito Wilker Torres (PSB) do município de Casa Nova – que fica aproximadamente a 572 km de Salvador – está investindo paulatinamente na implantação de um sistema de Direito Digital e Compliance que vem acabando com as Fake News e Crimes Digitais na região.

A primeira estratégia dessa “guerra” é implantar o programa “Educação Digital” nas escolas públicas para  professores, alunos e a comunidade onde será proferida palestras com especialistas na área digital para elucidar a população. De acordo com o prefeito, “no momento em que a liberdade de expressão e a disseminação indiscriminada de conteúdo estão cada vez mais fortes, é preciso atentar para o compartilhamento e produção de material informativo com responsabilidade”.

“O programa Educação Digital será amplamente trabalhado em todas as escolas do município”, reforça Wilker. Existe um estudo de transformar o programa  em um grande seminário nacional de combate a fake news na cidade.

Outro passo desse processo será a “Contenção de Fake News” onde o causador poderá ser acionado judicialmente ou apenas conscientizá-lo desse tipo de irresponsabilidade. “As pessoas devem saber que liberdade de expressão é diferente de anarquia de conduta”, reforça o prefeito, “queremos dar à população da região a segurança e paz necessárias para que possamos navegar na internet sem ser atacado por ondas de covardias e mentiras”, enfatizou Wilker que por diversas vezes já foi vitima de fake news na região.

Com 65 mil habitantes, Casa Nova tem turismo diferenciado por estar estritamente ligado ao Rio São Francisco, constituído principalmente de praias de água doce como as Dunas do Velho Chico e a Ilha dos Moisés. A vinicultura é, também, um atrativo turístico nesse município do semiárido nordestino. Mais de 1 milhão de garrafas de bons vinhos são produzidas anualmente em Casa Nova; o que não é pouco visto que a indústria do vinho é relativamente recente na cidade. Casa Nova também é conhecida por possuir o maior rebanho de caprinos da Bahia. E, agora, será o primeiro município brasileiro a combater, oficialmente, fake news.