Em Pouso Alegre, Caixa destina verba para entidade social por meio do PNUD

A Caixa Econômica Federal assinou acordo de subvenção com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí – SINDVALE, com sede em Pouso Alegre. No âmbito da superintendência Sul de Minas, O SINDVALE foi a entidade selecionada, por meio de edital de seleção pública. A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre CAIXA e PUND, que viabilizará o repasse de valores a projetos voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental.

A seleção agrega ao Programa CAIXA ODM uma modelagem de investimento social privado, que consiste na aplicação de recursos de forma planejada e orientada. O investimento é acompanhado por meio de indicadores, buscando-se medir o impacto das ações na transformação da vida da comunidade. O desenvolvimento dos projetos contará com o apoio institucional e técnico da CAIXA e o acompanhamento será feito por meio da superintendência regional do banco.

Por meio desta ação, serão repassados recursos financeiros para atendimento à comunidade do Bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, com a implantação do Núcleo de Mediação Comunitária, para a solução de conflitos sociais. O objetivo da proposta de trabalho é apresentar a aplicação da Mediação na solução de conflitos sociais e como a disseminação desta cultura traz consigo a pacificação social. A cultura da paz é basicamente fomentada por meio do resgate de valores escassos atualmente como o diálogo, a mútua compreensão e a responsabilidade dos sujeitos na construção de soluções pacíficas para os conflitos em que estão ou são envolvidos.