Porque Camila Miglhorini conquistou Minas, o Brasil e agora a Europa com a Mr. Fit
Com valores acessíveis para consumidores e investidores, Mr. Fit, é hoje a maior rede de franquias de alimentação saudável no Brasil. Em Pouso Alegre já são duas lojas
Difícil chegar ao consenso de qual adjetivo melhor define a mulher que está por trás da rede que fechou 2018 com crescimento de 80% – em relação ao ano anterior – e faturamento em R$ 60 milhões. Longe de ser um papo sobre empoderamento feminino, a verdade é que Camila Miglhorini trouxe ao mercado uma proposta nova e deu um ritmo impressionante ao negócio. Sob a bandeira de oferecer refeições saudáveis de forma rápida e acessível, com pratos que podem custar até menos de 20 reais, o Mr. Fit tem conquistado consumidores nos quatro cantos do Brasil.
Expert em franchising, ramo que atuava desde a faculdade, picada pela pulga do empreendedorismo Camila se reinventou em 2013 quando começou a dar os primeiros passos rumo ao negócio próprio de sucesso. Percebendo a falta de opções de refeições saudáveis na hora do almoço, e ainda mais escassa fora desse período, apostou que por ali poderia achar o prato de ouro. Vendeu seu carro e investiu R$ 50 mil tratando de equipar a primeira unidade, já pensando em formatá-la em franquia.
Inaugurou um loja piloto em Paulínia – cidade com cerca de 100 mil habitantes no interior de São Paulo – para testar o modelo projetado e, em seis meses, sentindo o retorno, começou a franquear. Já com planos de levar a rede para longe, extrapolando fronteiras, sotaques e idiomas, Camila procurou fornecedores que atendessem todo o país e tratou de formatar a franquia de forma a reduzir o máximo possível os custos. Montou um cardápio prático, saboroso e que, ao bolso de seu consumidor, fosse realmente viável. Para ela, do outro lado da bancada, quem precisa estar à frente do Mr. Fit não é um franqueado endinheirado, mas sim aquele insatisfeito com o trabalho atual e disposto a arregaçar as mangas para ter seu próprio negócio. Prova disso é que a rede disponibiliza o financiamento para todo o Brasil, facilitando o ingresso de novos embaixadores da bandeira de alimentação saudável. Em parceria com o Banco do Nordeste, a Mr. Fit possibilita ao franqueado financiar 100% do negócio. Já com o Banco Bradesco, o novo investidor pode financiar até 70% do negócio. E o sucesso das parcerias é comprovado segundo um levantamento realizado pela própria Mr. Fit, mais da metade dos franqueados é oriunda de financiamento, isto é, 70% deles.
Se espanta o dado de que o Mr. Fit registrou um crescimento de 80% em 2018, faturando mais de R$ 5 milhões por mês, para 2019 o ritmo se mantém com perspectiva de alcançar os 60%. Com 117 lojas em 14 estados brasileiros, o plano é ir agora cada vez mais longe, conquistando o paladar de outros países.
As primeiras unidades a inaugurar além das terras canarinhas devem ocorrer no segundo semestre de 2019, por meio de master franqueados, que irão desenvolver estas regiões. Por aqui, no Brasil, o plano segue ambicioso, com mais 47 unidades já em implantação – inaugurações previstas ainda em 2019. O planejamento é atingir até dezembro deste ano 200 unidades em operação. Em Pouso Alegre são duas unidades localizadas na Avenida Coronel Alfredo Custódio de Paula, 52 e a segunda unidade no SerraSul Shopping.