Para professora de engenharia da UFMG, sistema Matlab é uma ferramenta para a vida toda

Conversar com a Professora Doutora Maria Cecília Pereira de Faria, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é ter uma aula de positivismo e de como as ferramentas MATLAB® e Simulink® são essenciais na vida de um estudante, inclusive, para ter sucesso na vida profissional e alcançar altos postos na carreira.

Maria Cecília é formada em Física, pela Universidade Federal de Viçosa, leciona nas disciplinas de Engenharia na UFMG. “A Física tem impacto grande na parte analítica, o que pode se tornar uma dificuldade para o aluno. O MATLAB é uma ótima ferramenta para a Engenharia, voltada para esta aplicação”, comentou.

A professora fez mestrado e doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais. Ela explicou que é uma ferramenta para análises numéricas e informou que os softwares eram muito utilizados no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – quando fez Mestrado em Simulação e Controle de Veículos, e Doutorado em Análise e Controle de Atitude de Veículos Espaciais.

“Usávamos a modelagem e a simulação nas nossas matérias (como, por exemplo, a Teoria de Controle e Dinâmica Orbital). Inclusive, comparávamos o MATLAB e o Simulink com outras ferramentas”, comentou. “MATLAB e SImulink sempre ganhavam”.

Ela comentou, também, que foi montado um grupo para “criar um pacote” a fim de resolver altos valores e vetores, problemas numéricos, via matrizes, usando o MATLAB para resolver metade das questões. “O MATLAB é uma ferramenta friendly, com alta usabilidade, rápida e com vantagens numéricas mais adequadas”, ratificou.

Aulas

Mesmo antes de a UFMG ter comprado a licença Campus-Wide License (CWL) para toda a universidade, Cecília já estimulava o uso do MATLAB. “Agora, sou divulgadora, para que todos possam usá-la ainda mais”. Para ela, a ferramenta ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades. “Eles utilizam o programa, como se fosse um caderno”. Inclusive, a ferramenta “conversa bem com outras áreas, resolvendo temáticas específicas”.

Ela terminou, dizendo que: a “ferramenta é necessária em sala de aula, pois oferece um grande desenvolvimento educacional”. E mais: “resolve problemas da vida real”, concluiu.

Com informações de Viviane Nunes/Opencadd