Os desafios do home office em tempos de coronavírus
Etus, startup com sede em Ribeirão Preto
Modelo de trabalho exige ferramentas de gestão para otimizar tarefas
* Josy Silva
A pandemia do novo coronavírus, impôs um novo ritmo e uma nova postura nas relações de trabalho. Para diminuir as chances do contágio da doença, muitas empresas liberaram os funcionários para trabalhar em modelo home office, ou seja, em casa. Entretanto, é necessário se adaptar aos novos hábitos para manter a disciplina, a organização e a produtividade.
Ainda que já utilizado por alguns setores, o formato de trabalho mais flexível provoca estranhamento. Por isso, organizar um ambiente propício para executar as atividades é um dos fatores mais importantes para executar as tarefas. Mas além disso, é necessário contar com ferramentas de gestão para que o trabalho em casa seja executado da mesma maneira que seria no escritório.
A Etus, uma das maiores plataformas de marketing da América Latina, está com o time 100% em regime home office. Para colaborar com outras empresas que também estão passando por esse desafio, disponibilizou gratuitamente por 30 dias a sua função de Workflow, uma ferramenta para ajudar a fazer a gestão de equipes, otimizar e organizar o fluxo de trabalho para criação, aprovação e agendamento de posts.
Com ele é possível realizar aprovação interna e externa. Caso o projeto não esteja de acordo existe a possibilidade de reprovação, assim ele devolve para os responsáveis corrigirem o que foi solicitado.
“Em grande parte das empresas que adotam um gerenciador de tarefas, percebe-se o envolvimento e a responsabilidade dos colaboradores com os resultados esperados do seu trabalho, pois há um fluxo de tarefas para ser seguido”, declarou André Patrocínio, fundador e CEO da Etus Brasil.
Patrocínio, ainda destaca que é nesse período que precisamos contar com soluções que conectam várias pessoas diferentes, para trabalhar em conjunto com projetos e atividades. “Plataformas como o Workflow mantém as equipes conectadas enquanto trabalham remotamente, garantindo e preservando resultados e a produtividade. O importante agora é seguirmos as orientações dos órgãos competentes e superarmos esse momento juntos, mesmo que à distância”, finaliza.
Sobre a Etus
Uma agência de marketing digital, três sócios e uma solução que resolveria um problema interno e posteriormente, melhoraria os processos de várias outras agências. Há 4 anos, os sócios André Patrocínio, Márcio Niasa e Bruno Rafael Nery perceberam a necessidade de otimizar os processos com bom monitoramento. Desenvolveram então um sistema próprio que substituiria várias plataformas, concentrando todas as ferramentas em uma só.
Do uso interno, a Etus cresceu de modo espontâneo. “Conforme íamos utilizando a ferramenta na nossa agência, percebíamos como aquele sistema tinha potencial para resolver as dores e necessidades de outras pessoas. Ao longo de 4 meses usamos internamente, testamos, aperfeiçoamos e quando resolvemos oferecer para o mercado tivemos 100 vendas no primeiro dia”, conta André Patrocínio.
Hoje, a startup que nasceu em Ribeirão Preto tem mais de 30 funcionários e atende mais de 100 mil marcas em todo território nacional e internacional como Natura, Uber, Udacity, Schutz, Uol entre outras e já possui clientes em Portugal, Itália e Espanha.