Na lista negra! Suspeitos de associação ao tráfico são detidos em Pouso Alegre, Conceição dos Ouros e Heliodora

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=EtvUe-su_6Y&w=560&h=315]

55 policiais foram mobilizados para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão na Operação Black List deflagrada na manhã desta sexta-feira, 15, pela Polícia Civil de Minas, sob a coordenação da delegada de Entorpecentes de Pouso Alegre, Stela Pires Boczar. As equipes reuniram-se às 5 da manhã em dependências do Serra Sul Shopping e de lá partiram para cumprimento dos mandados contra suspeitos de associação ao tráfico de drogas em Pouso Alegre, Conceição dos Ouros e Heliodora.

As investigações começaram há um ano identificando uma organização criminosa atuando em Pouso Alegre e região em associação ao tráfico de drogas. Sete mandados de prisão foram cumpridos, sendo seis homens com idades que vão dos 23 aos 33 anos e uma mulher de 30 anos que, coincidentemente , foi uma das advogadas de Mary Hellen, brasileira residente em Pouso Alegre condenada por tráfico de drogas na Tailândia. Esta última diligência foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil que optou por não se manifestar, tendo em vista que a prisão, conforme a OAB, não ocorreu durante o exercício da profissão. A prisão da advogada – que já havia deixado o caso Mary Hellen – segundo a Polícia Civil, é temporária.

Ainda dois homens, de 19 e 20 anos, foram conduzidos por crimes de menor potencial ofensivo e liberados. Outros dois homens, de 20 e 26 anos foram presos após os policiais encontrarem uma espingarda sem registro dentro de sua residência, além de uma porção de maconha, balança de precisão, munições de diferentes calibres. Durante as buscas, algumas porções de maconha foram encontradas em posse dos investigados.

Os detidos foram encaminhados ao Presídio de Pouso Alegre e a advogada conduzida ao Presídio de Santa Rita do Sapucaí acompanhada de integrantes da OAB. As investigações continuam.

Equipe reunida às 5 da manhã

Participaram da operação: chefe do 17º Departamento de Polícia Civil, delegado-Geral Artur Augusto Ribeiro da Silva; inspetor do 17º DEPPC, Lelis Gian Cal; delegado Regional de Pouso Alegre, Renato Gavião; delegada Adjunta da 1ª DRPC e responsável pela Operação, Stela Pires Boczar; inspetor da 1ª DRPC Pouso Alegre, Julio César Fernandes de Oliveira; subinspetor da 1ª DRPC Pouso Alegre, Bruno da Silva Rosa; chefia de Cartório, Fernando da Silva Machado. Os investigadores responsáveis foram Daniel da Silva Gonçalves, Ramon Denner de Oliveira e Geraldo André Machado Costa. O escrivão de Polícia responsável foi Diogo Oliveira Pereira.

A operação teve ainda o apoio operacional de investigadores e escrivães das 2ª e 3ª DRPCs de Itajubá e São Lourenço, respectivamente, além de investigadores e escrivães das Delegacias de Pouso Alegre, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Extrema, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí e Silvianópolis. A Black List contou ainda com os apoios da aeronave Carcará 2 da Coordenação Aerotática com a participação de Leandro César Romano Reis, Rafael dos Santos Durães, Roberto Oliveira, Caio D’Angelis de Carvalho Gonçalves e da equipe do Canil da Polícia Civil de Minas, integradada por Alexandre de Mendonça Andrade e Leandro Wilton Pena.

* Com informações, fotos e vídeos da Ascom Delegacia Regional de Pouso Alegre