Monte Verde se prepara para o Natal Cultural nas Montanhas com muita luz e atrações a partir de 15 de novembro
No final da Parada, no coreto da Praça do Carvalho, acontecerá seção de fotos com o Papai Noel
Principal destino turístico do sul de Minas, o clima de festa para os preparativos para o Natal chega mais cedo em Monte Verde. A partir de 15 de novembro o Natal Cultural das Montanhas de Monte Verde começa os festejos natalinos com o acender das luzes.
A cidade de Monte Verde está sendo decorada e iluminada para festejar o Natal com atrações que vão abrilhantar os meses de novembro e dezembro, além de atividades culturais para toda a família.
Lindos e emocionantes presépios, estrelas de Belém, árvores de Natal, bonecos de neve, Papai Noel de diferentes tamanhos e trenós, prometem transformar o distrito, conhecido como a Suíça brasileira, no destino natalino mais charmoso de Minas Gerias.
Na programação do Natal Cultural está prevista também a estréia da primeira Parada de Natal com banda, personagens em figurinos e adereços natalinos, bem como carros alegóricos e a chegada do Papai Noel, programada para as 19 horas do dia 15 de novembro, após o acender das luzes.
Em dezembro, a programação acontece do dia 1º ao dia 21, principalmente na Avenida Monte Verde com apresentações da Banda Marcial Municipal da Juventude de Sertãozinho, Ballet Luiz Henrique e Ballet Paraisópolis em cortejos infantis, Pedal da Luz – 2ª Pedalada Beneficente e encerra com a segunda Parada de Natal. Uma parte da programação será realizada na cidade de Pouso Alegre, no dia 11 de dezembro, às 19 horas, com cortejo infantil, na Praça Senador José Bento.
Vale ressaltar que a decoração de Natal do distrito de Camanducaia é um esforço conjunto entre voluntários da comunidade local e lojistas, para que nenhum canto fique sem a roupagem e a magia natalina. A Melhoramentos patrocina atrações através da Lei de Incentivo à Cultura e atividades que envolvem crianças e toda a comunidade. A Associação de Hotéis e Pousadas participa das atividades das oficinas da decoração e trará uma novidade: 2 paradas de Natal com banda e chegada do Papai Noel.
Programação completa
A origem da decoração de Natal
Uma das mais populares versões sobre a origem desta tradição é que ela iniciou com Martinho Lutero, um monge agostiniano, no ano de 1.530 na Alemanha. Uma noite ao caminhar pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. Olhando para o céu ficou encantado com a quantidade de estrelas que cercavam a trilha, que pareciam um colar de diamantes sobre a copa das árvores. Lutero teria levado um galho de árvore para sua casa. Lá chegando, colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e, junto de seus familiares, decorou o galho com pequenas velas acesas nas pontas dos ramos. Decorou também com alguns papéis coloridos. A ideia dele era reproduzir a beleza que havia visto na floresta e como ele imaginava estar a noite do nascimento de Cristo.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. Em Monte Verde, também com tradições europeias, não poderia ser diferente. Porém, assim como Lutero chamou seus familiares para ajudarem na decoração, em Monte Verde empresários e pessoas da comunidade se juntam para produzir as peças que irão enfeitar as principais ruas.
Para saber onde se hospedar em Monte Verde, clique aqui