Militares do Corpo de Bombeiros participam de curso sobre o manejo de abelhas em Pouso Alegre

Entre os dias 23 e 27 de setembro, bombeiros militares das cidades de Extrema, Poços de Caldas e Pouso Alegre, localizadas no sul de Minas Gerais, participaram de um curso sobre a padronização e peculiaridades no manejo de abelhas.

A atividade, que aconteceu em Pouso Alegre, visa à proteção de pessoas e animais e a preservação dos enxames de insetos polinizadores. A iniciativa foi desenvolvida em uma parceria entre o Sindicato Rural de Pouso Alegre e o Sistema FAEMG/SENAR, com o apoio do Sexto Comando Operacional de Bombeiros (6º COB).

Os 11 militares que participaram da capacitação tornaram-se aptos para atuar no manejo correto destas espécies e também para disseminar o conhecimento aos demais bombeiros de suas respectivas regiões, atuando como agentes multiplicadores.

As abelhas são essenciais para a produção de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, totalizando cerca de 80% da polinização das plantas de nosso planeta. Sendo assim, são indispensáveis para o meio ambiente e para a nossa sobrevivência.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atende todos os anos em média 5.000 ocorrências envolvendo abelhas e outras espécies de insetos peçonhentos, sendo a maioria em área urbana. O período mais crítico é o segundo semestre, entre os meses de setembro a dezembro, devido à primavera, onde ocorre uma floração intensa na natureza e são construídas novas colmeias.