Membros da Província Eclesiástica de Pouso Alegre são aprovados e eleitos para atividades da CNBB
Membros do Conselho Permanente da CNBB, reunidos de 20 a 22 de junho, em Brasília
Membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram de 20 a 22 de junho em Brasília (DF) e aprovaram nomes de presidentes, secretários e assessores de comissões da entidade. Entre eles, foram aprovados membros da Província Eclesiástica de Pouso Alegre (MG): dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.; padre Paulo Adolfo Simões, padre Jean Poul Hansen e Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.
De 20 a 22 de junho, membros da nova formação do Conselho Permanente da (CNBB), para o quadriênio 2023-2027, se reuniram na sede da instituição, em Brasília (DF). O conselho, com caráter de direção, eleição e deliberação, é um órgão de orientação e acompanhamento da CNBB e dos seus organismos.
Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, faz parte do Conselho Permanente da CNBB, representando o Regional Leste 2 da CNBB, o qual compreende as (arqui)dioceses mineiras.
Na reunião, os membros do Conselho Permanente tiveram momentos de reflexão sobre análise de conjuntura social; avaliaram a 60ª Assembleia Geral, realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP); encaminharam o calendário 2023/2024; deliberaram sobre estatuto e regimento da CNBB; acolheram informes jurídicos; receberam pareceres sobre a Campanha para a Evangelização, a Campanha da Fraternidade 2024 e o Fundo Nacional de Solidariedade e encaminharam ações sobre a Comissão Especial para a mineração e a ecologia integral.
Além disso, os membros da Comissão Permanente escolheram bispos indicados para compor Comissões Episcopais Pastorais permanentes e especiais e aprovaram os seus assessores e secretários.
Dom Majella foi eleito presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos, para o quadriênio 2023-2027.
Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, em sessão da Comissão Permanente da CNBB
Na Comissão Episcopal para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, cristão leigo da Arquidiocese de Pouso Alegre, será assessor até o final de 2023 do Setor de Leigos, função que ocupa nos últimos dois quadriênios.
Vinculado a essa comissão, padre Paulo Adolfo Simões, membro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, é especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior foi reconduzido e seguirá até o final de 2023 como secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep).
Padre Jean Poul Hansen, do clero da diocese da Campanha (MG), tem especialização em Origens do Cristianismo e Mestrado em Teologia Dogmática. Ele será, durante o quadriênio 2023-2027, o secretário executivo de Campanhas, vinculado ao Secretariado Geral da CNBB.