Lula é empossado para seu terceiro mandato

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_7OI8q3aGfg&w=560&h=315]

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin foram empossados na tarde deste domingo, 1º, no Congresso Nacional. Após subirem a rampa do Congresso e receberem honrarias militares, Lula e Alckmin entraram no Salão Negro, onde os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira os aguardavam. No plenário da Câmara dos Deputados foram empossados como presidente e vice-presidente. A cerimônia marcou a tomada formal de posse comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.

Logo após o fim da cerimônia, Lula recebeu cumprimentos de parlamentares e de convidados, do plenário da Câmara, Lula e Alckmin foram à sala da Presidência do Senado, onde tiveram uma conversa rápida com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Ao saírem do Congresso, o novo presidente escutou o Hino Nacional e passou as tropas em revista. A pedido da primeira-dama, não houve a tradicional salva de 21 tiros de canhão para evitar perturbações a animais e pessoas com autismo, Janja pediu que equipamentos que emitam barulho não fossem usados na posse.

Bastante aplaudidos Lula, Alckmin e esposas entraram no carro presidencial e partiram para o Palácio do Planalto, onde a posse teve continuidade com a subida da rampa do Planalto onde recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa.

A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio. A cadela vira-lata Resistência pertencente ao casal Janja e Lula também subiu a rampa.

Lula voltou a discursar no Parlatório da sede do executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores e disse que vai governar para todos os brasileiros. “Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou.

Após tomar posse no Congresso Nacional e subir pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse a 37 ministros e assinou os primeiros atos do novo governo. Lula também recebeu od cumprimentos de chefes de Estado estrangeiros, ao todo, 18 chefes de Estado vieram a Brasília para a cerimônia e de delegações de 65 países.

O último compromisso do presidente Lula e seu vice-presidente Geraldo Alckmin foi a participação, no Festival do Futuro, festa realizada emccomemoração à posse de Lula. O evento teve a participação de mais de 60 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais.

Com informações, fotos e vídeos da Agência Brasil