Imposto de Renda: doação pode beneficiar centenas de pacientes em tratamento no Hospital da Baleia, referência do SUS em MG

Modalidade de doação para instituições filantrópicas ainda é pouco conhecida
Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir de forma rápida, simples e sem gastar nada

Neste rápido vídeo, a superintendente de Mobilização e Recursos do Hospital da Baleia,
Danielle Ferreira, explica como fazer

Sabia que é possível em ajudar a salvar vidas com o seu imposto de renda devido, sem tirar dinheiro do seu bolso? Todo início de ano o tema declaração do imposto de renda começa a fazer parte do planejamento dos lares brasileiros, e já é hora de pensar que é possível destinar parte desse imposto para um objetivo pontual: a saúde me milhares de pessoas. Para tonar a obrigação em um ato de solidariedade, o contribuinte poderá destinar parte do valor à causas sociais para ajudar milhares de pessoas. Ao realizar a declaração do IR, basta determinar que parte do valor a ser pago ao leão, seja enviado para programas sociais.

Seu imposto solidário pode, por exemplo, beneficiar pacientes atendidos no Hospital da Baleia, que atende pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). Dois projetos do Hospital serão beneficiados com as doações do Imposto de Renda neste ano.

O projeto Promovendo o Cuidado e proteção ao idoso e envelhecente busca promover o bem-estar de pacientes em tratamento, ampliando e qualificando a oferta de atendimento humanizado e multidisciplinar para essas pessoas. Cerca de 2.500 idosos terão acesso a mais de 6 mil atendimentos como assistência social, psicologia, fisioterapia, entre outros. Haverá também no escopo oficinas para fortalecer os vínculos da pessoa idosa com seus familiares por meio das artes plásticas, garantindo mais qualidade de vida.

Já o projeto Cuidar Mais é voltado a crianças e adolescentes em tratamento no Baleia, com oferta de 10 mil atendimentos interdisciplinares integrais, alcançando cerca de 500 pacientes em 24 meses.

Ao receber os valores destinados do tributo, a instituição poderá levar conforto para pacientes e familiares. É possível saber como fazer esse processo por um vídeo tutorial, publicado no canal do Youtube do Hospital da Baleia, ou acionar o Hospital pelo telefone 3489-1680.

Como funciona o imposto de renda solidário

Para destinar o Imposto de Renda, pessoas jurídicas e físicas podem participar, porém, cada um contribui com valores de porcentagem diferentes. Cidadãos que contribuíram com instituições sociais no ano de 2022 podem destinar 6% do imposto devido. Contribuintes que realizam a declaração no período anual, de agora até o mês de abril, prazo máximo declaração, podem destinar 3% do tributo a ser quitado. Em ambos os casos só é permitida a destinação ao escolher o modelo completo de declaração. Nas destinações feitas por meio de PJ (pessoa jurídica), porém, o limite permitido é de 1%.

Em ambas as situações, os valores destinados são descontados, ou seja, ao invés de serem designados ao governo, o valor é transferido para uma entidade beneficente escolhida através dos fundos criados para receber e distribuir os recursos financeiros com foco em realizar as atividades ou projetos municipais voltados para a população.

Passo a passo

Destinando 3%, para aqueles que realizam declaração completa no período anual e desejam destinar até 3% do tributo basta seguir:

Passo 1: Selecionar Opção de Tributação – Por deduções Legais (somente assim aparecerá a possibilidade de destinação direta).

Passo 2: Em Fichas da Declaração selecionar “Doações Diretamente na Declaração”

Passo 3: Após selecionar a opção acima, uma nova janela com duas abas irá abrir, e você poderá escolher as opções: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou Idoso – Fundo Municipal do Idoso (FUMID)

Passo 4: Após selecionar a opção desejada clique em novo, e em seguida selecione em tipo de fundo “municipal” e escolha a cidade de Belo Horizonte e o valor será preenchido automaticamente.

Passo 5: Com o preenchimento finalizado, clique na aba imprimir e selecione “DARF – Doações diretamente na Declaração” para emitir o DARF, e realize o pagamento até o último dia útil de maio.

Destinando 6%: para aqueles que irão destinar 6% do imposto, basta realizar a transferência ou depósito na conta corrente do FUMID ou ECA até dia 31 de dezembro de cada ano e informar na declaração do ano seguinte.

Em caso de dúvidas, ligue para (31) 3489-1660 ou acesse o site do Hospital da Baleia.

Hospital da Baleia

Instituição hospitalar filantrópica referência em Minas Gerais que completará 80 anos em 2024, atende a pacientes de 88% dos municípios mineiros via Sistema Único de Saúde (SUS). Com ampla infraestrutura e uma equipe assistencial altamente qualificada tem capacidade para realizar mais de 600 mil procedimentos por ano. Entre os serviços oferecidos estão as especialidades de Oncologia adulta e pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.

Referência em Saúde

O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).