Implacável: Minas castigada por água, terra e fogo. Meteoro explode nos céus do interior mineiro
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TeACYxa0UFU&w=560&h=315]
Meteoro pode ter se explodido nos céus do interior de Minas Gerais lançando meteoritos no solo.
Nesta sexta-feira, 14, moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa, São Gotardo, Patrocínio, Perdizes, Iraí de Minas, Santa Juliana e Pedrinopólis no Alto Paranaíba, também em algumas cidades do norte de São Paulo relataram um clarão no céu seguido de um leve tremor. Câmeras de segurança de residências confirmaram o clarão. Uma das imagens, nitidamente, mostra uma sombra e depois um forte clarão. Em uma foto da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros mostra a queda e explosão no ar.
Há relatos de uma grande explosão nos céus nas proximidades de Patos de Minas, em Minas Gerais. As informações preliminares indicam que aconteceu uma explosão quando a rocha se chocou contra a atmosfera e causou a onda de choque. Pelo brilho e pelo barulho a hipótese de que algum fragmento tenha chegado ao solo começou a ser estudada.
Segundo Gilberto Drumont, diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, há inúmeros relatos de avistamento de um clarão seguido de estrondo. “Sim, várias pessoas avistaram. Há vários relatos em Uberlândia, Perdizes e região. Ao que tudo indica, pelos vídeos das estações de meteoros, que já começaram a publicar, trata-se de um meteoro. Provavelmente dado as dimensões, o forte barulho e brilho. Muito semelhante àquele que tivemos em 2020, que acabou sendo encontrado em Tiros”, afirmou Drumont.
Profissionais do Brazilian Meteor Network (Bramon) – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – já estão juntando as imagens para calcular através da triangulação a rota e traçar a possível região da queda dos meteoritos.
Estudos para analisar o local da queda já foram iniciados, estações de outros estado também registraram a entrada. Uma estação em Bauru, em São Paulo chegou a registrar a queda e explosão do bólido, porém, bem próximo ao horizonte.