HCSL busca acreditação internacional por meio da IQG

A metodologia internacional de excelência – Qmentum International, orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios internacionais com validação mundial

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) busca acreditação internacional Qmentum (certificado pelo Canadá-Acreditation Canada International). O Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) assinou contrato nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, com a IQG, que é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. “Essa empresa vai preparar nossa equipe do Hospital para prestar um serviço de mais qualidade para nossos usuários. É um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando em nossos pacientes. É um momento de alegria e muita satisfação”, disse o presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos, que participou junto com vários colaboradores de uma videoconferência com representante da Qmentum que explicou como serão as ações implantadas no HCSL.

A metodologia internacional de excelência – Qmentum International, orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios internacionais com validação mundial. “Temos que entender que todos os funcionários do Hospital estão assinando hoje um compromisso de excelência. Na prática, significa colocar o paciente no centro da nossa atenção e não medirmos esforços para melhorar os nossos processos de trabalho, nossos protocolos, nossa infraestrutura, enfim para atender cada vez melhor nossa população”, explica o diretor executivo da FUVS, Luís Augusto de Faria Cardoso.

A Acreditation Canada abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em pé de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking (processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes). “Nosso Hospital vai estar na vanguarda dos melhores do país. Queremos ser referência com a qualidade dos nossos atendimentos. Queremos fazer a diferença e escrever nossa história no Hospital com grandes conquistas”, afirma o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva.

Melhorar a qualidade e segurança do cuidado, entender as necessidades da população assistida e diminuir custos: são estes os três objetivos deste programa que proporciona à instituição alcançar estágios de maturidade organizacional, bem como a padronização e discernimento do fluxo de trabalho. “Podemos esperar um ano de 2019 repleto de inovações e processos de qualidade sendo implantados no Hospital, movimentando todos os colaboradores da nossa instituição. Precisamos vestir a camisa e entender que esse processo só obterá êxito com a participação de todos”, ressalta enfermeiro Alexsandro Fonseca Gava, que faz parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da FUVS.

 

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