Grupo de whatsApp pede apuração dos Bombeiros da situação do Cristo de Pouso Alegre

Baseado nas fotos de Lincoyán Fernando Reyes Olate, um dos integrantes do grupo de whatsApp “Meu Partido é Pouso Alegre” entrou com pedido no Corpo de Bombeiros Militar solicitando apuração no estado de conservação da estátua do Cristo Redentor e que relatório sobre possível risco de desmoronamento seja entregue à Prefeitura de Pouso Alegre bem como ao Ministério Público.

O ofício pede ainda que o Corpo de Bombeiros, em seu relatório, defina a necessidade de interdição do local ou apenas placas advertindo o estado de conservação e possível risco.

Em 7 de outubro de 2011, a Prefeitura de Pouso Alegre recebeu do Ministério do Turismo a quantia de R$ 146.250,00 para a construção do mirante em torno do Cristo Redentor. A prestação de contas foi aprovada com ressalvas e, a partir de então, não aconteceram novos investimentos para a conservação da estátua.

Em contato com o Corpo de Bombeiros para saber das providências a serem tomadas pela instituição, o soldado João Paulo informou que o capitão Ivan Neto não poderia atender à TV Uai por estar ocupado.

Em nota enviada à redação, a Prefeitura de Pouso Alegre informa que “uma equipe da Superintendência de Defesa Social da Prefeitura de Pouso Alegre esteve no local na tarde desta segunda-feira, 12 de novembro, para verificar as condições e situação em que se encontra a estátua do Cristo Redentor. A Prefeitura vai tomar providências após avaliação e emissão de laudo técnico”.

Cristo Redentor

Um dos elementos do produto turístico pousoalegrense é representado pelo Cristo Redentor. A estátua do Cristo possui 32 metros de altura e está localizado na Serra de Santo Antônio, no Vale do Sapucaí, ao fundo da Serra da Mantiqueira. Inaugurado em 2000, a cerca de 1200 metros de altura, é visível em grande parte da cidade e atualmente é o 2º maior Cristo do Brasil. O acesso pode ser feito através das trilhas ecológicas partindo do Horto Florestal ou através do bairro São João, onde parte do percurso pode ser feito de automóvel.

No passeio é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica e do alto, o silêncio da movimentação urbana dá espaço ao cantar dos pássaros possibilitando a contemplação da verdadeira paisagem de montanhas mineiras. No espaço onde foi construído há um muro que retrata, no reboco de cimento, passagens bíblicas gravadas pelas mãos do artista Afonso Barra, contribuindo para o apelo turístico e religioso do local, fomentando a atividade turística da região e promovendo lazer e entretenimento, tão necessário para a qualidade de vida nos dias de hoje.

Ofício encaminhado ao Corpo de Bombeiros