Google fará parcerias com jornais do Brasil para oferecer notícias gratuitas
A proposta, que também está em execução na Alemanha e Austrália
é permitir que usuários acessem gratuitamente matérias protegidas por paywall
O Google anunciou na última quinta-feira de junho, 25, uma iniciativa criada dentro da sua divisão de notícias para criar um programa de licenciamento de conteúdos com veículos de comunicação.
De forma resumida, a empresa quer estabelecer um sistema no qual pagará para permitir que os usuários tenham acesso a notícias que estão dentro do sistema de paywall — aquele “muro” que te deixa ler uma matéria caso não seja assinante.
“Este programa ajudará os editores participantes a monetizar seu conteúdo por meio de uma experiência aprimorada de narrativa, que permite que as pessoas se aprofundem em histórias mais complexas, se mantenham informadas e sejam expostas a um mundo de diferentes questões e interesses”, afirma Brad Bender, VP da divisão de Notícias, em post.
Alemanha, Austrália e Brasil são os primeiros países a ter jornais participantes desse programa, que deve ser acionado nos próximos meses e compreenderá publicações que aparecem no campo “Notícias”, quando se faz uma busca no Google, e também na aba Discovery do aplicativo.
Vale ressaltar a escolha da Austrália como um dos países-piloto pois o governo australiano está trabalhando em iniciativas para obrigar Google e também o Facebook a remunerar veículos de comunicação por notícias compartilhadas.