Futebol brasileiro precisa se modernizar para não perder a competitividade
Evento Summit Sportlab debate o futuro do esporte no País,
o que fazer para conquistar a audiência dos jovens
e a importância de gerar engajamento nas redes sociais
O futuro do futebol brasileiro e suas principais implicações, como a busca pela audiência jovem e as visões de desenvolvimento e marketing que incluem o engajamento nas redes sociais, estão entre os principais assuntos a serem debatidos durante o Summit Sportlab. O evento, que será realizado em 22 e 23 de novembro pelo SPORTLAB, rede de conhecimento, inteligência e projetos focada no segmento esportivo, contará com 40 painéis e apresentará cases e estudos a respeito dos principais temas que envolvem os negócios no setor.
Rafael Plastina, sócio-diretor da Sport Track Inteligência, Cesar Grafietti, especialista em banking e gestão e finanças do esporte, e Pedro Trengrouse, referência em direito esportivo, traçarão um panorama da modalidade no Brasil no painel “O futuro do futebol brasileiro”. Em pauta, estarão tópicos como as ações individuais que os clubes devem fazer em relação à boa gestão, governança e compliance, caso queiram sobreviver.
O debate partirá do ponto de que a modalidade vem postergando sua profissionalização no País e deixando de dar atenção às melhores práticas de mercado há décadas. De acordo com os especialistas, ainda dá tempo de fazer essa transformação de maneira adequada, mas os resultados dos anos perdidos já são claros.
A mudança de cenário é longa e envolve diversos aspectos políticos, jurídicos, financeiros, comerciais, de marketing e de comunicação, entre outros pontos que serão discutidos durante o Summit Sportlab. A ideia é mostrar porque os times nacionais devem se reinventar a fim de não perder a competitividade.
Dentro desse cenário será preciso, também, adotar modelos mais adequados de exposição na mídia. Isso é fundamental, por exemplo, para atrair a audiência jovem. Para falar sobre o tema, Bernardo Itri, vice-presidente executivo de comunicação e marketing da Federação Paulista de Futebol, Evandro Figueira, Vice-Presidente da IMG Media Brasil, e Victor Machado, responsável por parcerias esportivas no YouTube, debaterão no painel “A busca do futebol brasileiro pela audiência jovem” os fatores e objetivos que levaram o Paulistão, pela primeira vez, a comercializar seus direitos de transmissão com uma plataforma digital.
Outro fator importante nessa jornada será as parcerias de conteúdo e valorização de ativos nas redes sociais. Embora reúnam centenas de milhões de seguidores em ferramentas como Facebook e Instagram, poucos clubes brasileiros se deram conta do potencial de receita que podem obter a partir desses canais.
As ligas mais poderosas do mundo, como a UEFA Champions League, já perceberam esse valor e, há alguns anos, vêm apostando em conteúdo patrocinado e estratégias para atrair clientes, consolidar a marca e divulgar produtos e serviços via redes sociais. Pitter Rodriguez, head de parcerias de esportes no Facebook e Instagram Brasil, trará o assunto à tona durante o Summit Sportlab, no painel “Conteúdo patrocinado e UEFA Champions League”, com detalhes de como o futuro do futebol no Brasil passa pela capacidade dos times em gerar engajamento online.
Inscrições
O Summit Sportlab será realizado em 22 e 23 de novembro com a presença de mais de 60 palestrantes e curadores. Ao todo, serão 25 horas de conteúdo. As inscrições podem ser feitas no site da Sportlab. O ingresso, que dá direito a acompanhar 20 painéis ao vivo e 20 gravados, além de acesso a todo conteúdo durante três meses, custa a partir de R$ 120.
Com informações de Daniela Giuntini