Eliminada pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo, Coreia do Sul é importante parceiro comercial de Minas
De janeiro a outubro de 2022, as compras do país asiático somaram US$ 183 milhões [Foto: Gil Leonardi]
Na última segunda-feira, 5, a Seleção Brasileira enfrentou a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar vencendo por 4 a 1. Adversário no confronto decisivo que garantiu a vaga ao Brasil nas quartas de final, o país asiático ocupa a importante posição no ranking dos principais parceiros de Minas Gerais.
País-sede, ao lado do Japão, da competição de 2002 que consagrou o Brasil como pentacampeão, a Coreia do Sul vem ampliando a aquisição de produtos do agro mineiro.
Só neste ano, de janeiro a outubro, as compras do país asiático somaram US$ 183 milhões, melhor resultado registrado pela série histórica, desde 1997. Na seleção de produtos de Minas embarcados ao país, destaque para o café, álcool e o complexo soja.
Um maior estreitamento das relações entre Coréia do Sul e Minas Gerais, iniciou no final de 2021 com a visita ao governo mineiro de uma comitiva sul-coreana. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) apresentou pautas nas áreas de energia, logística e mineração com o objetivo de atrair investimentos para o estado e gerar mais emprego e renda aos mineiros. Com a criação de um canal de comunicação com a embaixada a fim de subsidiar informações relevantes para que empresários sul-coreanos possam participar de processos licitatórios, promover investimentos em Minas e intensificar as relações comerciais, o resultado foi positivo fortalecendo as relações entre Minas Gerais e a Coreia do Sul.
Já no futebol, a equipe sul-coreana conseguiu um feito inédito na Copa de 2018, quando derrotou e eliminou a Alemanha, que era a então atual campeã. Na semana passada, a Coreia do Sul venceu Portugal por 2×1 e garantiu a vaga nas oitavas da Copa de 2022 após o resultado da partida entre Uruguai e Gana, que terminou com a seleção do país vizinho eliminada.