Danone encerra produção da Bonafont em Jacutinga que atuou na cidade desde 2009
A Danone anunciou que encerrou a produção dos produtos da linha de águas Bonafont no Brasil. Segundo a companhia, a fabricação aconteceu somente até o último sábado e a medida que os produtos saírem das prateleiras, não serão mais repostos. “Os produtos Bonafont envasados até 3 de setembro seguirão os padrões de qualidade da Danone e podem ser consumidos normalmente”, reforçou a empresa que fez o anúncio em suas redes sociais, que também serão desativadas, segundo comunicado.
A explicação é que a decisão é fruto de uma revisão de portfólio no Brasil. Segundo a Danone, após essa análise foi decidido focar nas categorias locais maiores, mais rentáveis e em crescimento. Ainda de acordo com a empresa, essa decisão não afeta outros mercados em que Bonafont está presente e nem a categoria de águas da Danone no mundo. “Focaremos a nossa atuação nas categorias de laticínios, produtos à base vegetal e nutrição especializada, o que permitirá alocar mais recursos em inovação contínua para atender às demandas de nossos consumidores”, completou, em nota.
Impacto nos empregos
Sobre os colaboradores que trabalhavam com a marca Bonafont, a companhia ressaltou que está empenhando todos os esforços para minimizar o impacto junto a eles, “alocando-os em outras áreas e garantindo condições adequadas de desligamento, incluindo pacote especial acima das exigências legais, programa de requalificação para equipe operacional e serviço de recolocação profissional especializado”.
Vale destacar que no início de 2020, a empresa já havia demitido 211 pessoas com o fechamento de duas fábricas da marca Bonafont, localizadas em Jundiaí, São Paulo, e em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, segundo informações. Na época, a companhia relatou que havia fechado as duas fábricas porque as operações de Jacutinga e Itapecerica da Serra eram capazes de atender a demanda do momento, sendo mais lucrativas do que as outras duas unidades. A fábrica, que atuava em Jacutinga (MG) desde 2009, também encerra suas atividades.
Sustentabilidade
Em outubro de 2020, a marca Bonafont havia anunciado o compromisso de ser sustentável até 2025 e lançou uma garrafa 100% produzida com outras embalagens da marca, a “Garrafa Manifesto”. Para dar continuidade a esse posicionamento, em 2021, a empresa estreou uma campanha com o objetivo de aproximar o consumidor do tema da sustentabilidade e mudar a forma como outras marcas falam sobre o assunto.