Curso de Farmácia realiza ação de saúde e cidadania no centro de Pouso Alegre

Centenas de plantas medicinais foram distribuídas de forma gratuita e projeto “Consultório Farmacêutico” repassou informações gerais sobre uso de medicamentos e realizou a aferição da pressão arterial

Centenas de plantas medicinais foram distribuídas de forma gratuita na Praça Senador José Bento, no centro de Pouso Alegre, pelo curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O projeto “Consultório Farmacêutico” também marcou presença no evento, repassando informações gerais sobre uso de medicamentos e realizando a aferição da pressão arterial. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro e faz parte do Trote Solidário da Universidade que promove a confraternização e integração dos acadêmicos, deixando de lado qualquer tipo de atitude agressiva com relação aos calouros.

O coordenador do curso de Farmácia e presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Phytágoras de Alencar Olivotti esteve presente para prestigiar a ação dos acadêmicos e professores. A vice-coordenadora do curso de Farmácia da Univás, professora Ana Bertoncin foi uma das organizadoras da ação, juntamente com os acadêmicos e calouros e comentou sobre o jeito diferente e consciente de receber os calouros da Univás. “Essa atividade tem como objetivo unir os acadêmicos em prol da comunidade e integrar o calouro no ambiente universitário, promovendo ao mesmo tempo interação com os veteranos. Aqui oferecemos informações sobre o plantio e uso das plantas medicinais, colocando o curso de Farmácia em contato direto com a comunidade”, afirma.

As mudas de plantas medicinais são colhidas do horto que foi implantado há 11 anos na unidade de Fátima da Univás. A professora responsável pelo projeto do Horto de Plantas Medicinais, Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues, instrui os alunos e a população sobre as mudas de hortelã, aipo, tomilho, erva-cidreira, guaco, manjericão, salsa, orégano, arruda, entre outras. As pessoas interessadas pelas questões como a forma de cultivo são orientadas também através de panfletos sobre o uso correto das plantas medicinais, principalmente na prevenção de doenças.

Informe publicitário