Coronel reformado da PM, Dimas Fonseca, assina o livro da lei e torna-se o 33º prefeito de Pouso Alegre

Uma posse concorrida e muito aplaudida aconteceu no último domingo, 27 de março, após a renúncia do prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões. Presenças de peso participaram da posse do Cel José Dimas da Silva Fonseca. O presidente da Câmara, Reverendo Dionísio, assinou a ata e empossou do novo prefeito.

Reservado, observador e atento, José Dimas da Silva Fonseca, coronel reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, bacharel em Direito e em Ciências Militares, pós graduado em Gestão Estratégia em Segurança Pública, ex-assessor Militar na Secretaria Estadual de Defesa Social. Após a reforma, foi coordenador-geral da Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí, assessor da Presidência da FUVS e chefe de Gabinete na gestão anterior do prefeito que renunciou, Rafael Tadeu Simões.

Conheça o novo prefeito

Filiado ao PSDB, Dimas nasceu em Pouso Alegre há 62 anos – a serem completados no próximo dia 6 de abril. Casado com Adriana Fonseca, tem dois filhos, João Paulo e Bibi. Iniciado na Loja Maçônica Fraternidade Sul Mineira, Dimas Fonseca pediu seu Quite Placet à loja em seu afastamento da maçonaria anos atrás. Como comandante dos batalhões da PM em Pouso Alegre e Poços de Caldas, deu atenção especial à segurança.

Sua posse teve a presença maciça de autoridades, principalmente da área da polícia militar, inclusive militares de outros estados que foram companheiros de turma de Dimas Fonseca.  Vale lembrar que um dos responsáveis pela condução de Dimas Fonseca à FUVS em seu retorno a Pouso Alegre foi o Cel Martins, então chefe do Gabinete Militar do governador de Minas. A história – acompanhada na época pela TV UAI – foi assim: o Coronel Martins e o ex-ministro Paulo Paiva buscaram o deputado estadual Dalmo Ribeiro para que o auxiliassem na intervenção junto ao governo do Estado para conduzir o então militar reformado – e agora prefeito Dimas – à Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Dalmo Ribeiro, por sua vez, apresentou ao governador Anastasia e a Sinval Caputo, então presidente da FUVS, seu pedido para que Dimas Fonseca, em vista de seu conhecimento adquirido na Fundação João Pinheiro, assumisse a Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí – Incevs, na certeza de que ele seria útil para modernizar a entidade.

Dimas Fonseca foi o responsável, na Incevs, por apresentar a incubadora ao então Superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes,  José Luciano de Assis Pereira, abordando o direcionamento estratégico, o processo de incubação e o apoio oferecido pela Incevs às empresas incubadas por ela. Com isso, consolidou o auxilio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes)  que proporcionou a divulgação e inserção da Incevs junto às suas ações.

Depois, ao ser promovido a assessor da presidência na FUVS – quando da posse na Fundação do prefeito que renunciou – percorria diariamente o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, ao lado da colaboradora Renata Lúcia Guimarães Risso, conversando com os servidores que relatavam as necessidades para o bom funcionamento do hospital que, na verdade, eram diárias. Renata ia anotando e entregava a ele o relatório do dia. Dimas, por sua vez, buscava junto à direção executiva sanear as necessidades mais prementes e resolver as questões que ouvia e observava em suas andanças pelos corredores da instituição.

Como chefe de Gabinete no primeiro mandato do prefeito que renunciou ao cargo, acompanhou atentamente a Câmara Municipal e foi o responsável pela harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo de Pouso Alegre; bem como participava ativamente das decisões do prefeito.

Para sua gestão como prefeito que se iniciou no último domingo, Dimas afirmou que continuará com o plano de governo estabelecido, nessa gestão, para Pouso Alegre. Até  o momento não aconteceu troca de secretariado ou cargos de chefia.

Apenas como detalhe, Cel Dimas é ciente dos problemas de segurança em Pouso Alegre, como pode ser visto na monografia de Fernando Alexandre de Souza, da qual ele foi co-autor como orientador apresentada na Academia de Polícia Militar e à Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Implementação das Áreas Integradas de Segurança Pública na cidade de Pouso Alegre

Vice governador Paulo Brant (PSDB) participou a posse do novo prefeito ao lado do vereador Arlindo Motta

Deputado Federal Bilac Pinto, amigo pessoal de Dimas Fonseca fez questão de marcar presença na solenidade

Discretas e elegantes, as primeiras-damas: Ana Simões, esposa do ex-prefeito;
Rita Costa, esposa do presidente da Câmara e Adriana Fonseca, esposa do prefeito Dimas 

Auditório lotado para recepcionar o novo prefeito de Pouso Alegre, Dimas Fonseca

Muito querido por onde passou por sua cortesia e companheirismo, a posse de Dimas da Fonseca
foi concorrida e muito aplaudida por familiares e amigos de Pouso Alegre onde nasceu e reside, 
além de amigos que vieram de outras cidades e até mesmo de outros estados