Com objetivo de formar um hub, Ferrero deve dobrar produção em Poços de Caldas para receber novos produtos

Nos bastidores, a informação é que a empresa já teria iniciado as tratativas com a Prefeitura de Poços de Caldas

A italiana Ferrero, dona de marcas como Nutella, Kinder e Ferrero Rocher pode, em breve, ampliar sua unidade produtiva brasileira localizada em Poços de Caldas. Inaugurada em 1997 e responsável pelo abastecimento de algumas linhas tanto no mercado interno quanto em países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Itália, Equador, Rússia e Estados Unidos, a fábrica deverá ter sua capacidade de produção dobrada para receber novos produtos. O objetivo da companhia é fortalecer a unidade brasileira como um hub.

Nos bastidores, a informação é que a empresa já teria iniciado as tratativas com a Prefeitura de Poços de Caldas e que um protocolo de intenções deve ser assinado nos próximos meses. O objetivo da companhia é fortalecer a unidade brasileira como um hub.

Coincidentemente, na última semana, o vice-governador Mateus Simões (Novo) cumpriu agendas de trabalho na região e conheceu as instalações da empresa. “Empresas como esta são importantes para o Estado porque geram empregos e, consequentemente, levam desenvolvimento para as regiões”, disse Simões por ocasião da visita.

Procurado, o Executivo municipal informou apenas que existem algumas conversas com o grupo italiano neste sentido. Instalada na cidade há mais de 20 anos, a empresa contribui fortemente para a geração de emprego e renda na região.

A Ferrero, por sua vez, informou por nota que está sempre em busca de novas oportunidades de investimento e expansão e analisa com frequência, em todos os 32 países onde opera fábricas, chances de seguir contribuindo economicamente com os mercados. E frisou que sempre que houver um projeto concreto aprovado, que gere impacto nas regiões em que atua, dará visibilidade externa ao tema.

Unidade em Poços de Caldas está recebendo investimentos em descarbonização

Atualmente, a unidade brasileira e mineira fabrica os produtos Nutella, Ferrero Rocher (bombons e ovos de Páscoa) e Kinder Chocolate. Além disso, realiza o envase de Tic Tac. A planta é uma das mais modernas do grupo e está recebendo investimentos de R$ 33 milhões (ou seja, 6,5 milhões de euros). Os recursos serão aplicados até 2025 e visam a descarbonização do processo produtivo.

Apenas a primeira etapa do programa vai permitir a redução de aproximadamente 15% das emissões de carbono a partir do investimento de 400 mil euros. As outras duas etapas preveem o processo de eletrificação dos equipamentos, que permitirá a produção com zero emissão de CO₂ até 2025 no escopo 1.

O anúncio foi feito em meados do ano passado e faz parte do compromisso da companhia com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Desde 2019, a Ferrero vem cumprindo compromissos globais de rastreamento nas cadeias produtivas de seus fornecedores para garantir a proteção dos direitos humanos, boas práticas sociais, transparência sobre a origem de seus insumos, proteção ambiental e fornecimento de meios de subsistência que melhorem a produtividade para agricultores e produtores nos 36 países onde atua.

Ferrero

Primeiramente, a Ferrero iniciou sua jornada na pequena cidade de Alba, no Piemonte, Itália, em 1946. Hoje, é uma das maiores empresas de alimentos embalados doces do mundo, com mais de 35 marcas comercializadas em mais de 170 países. Além disso, a empresa conta com mais de 38 mil funcionários.

Está presente no Brasil desde 1994, quando trouxe ao mercado o Kinder Ovo. No início eram apenas dez colaboradores e o objetivo era desenvolver e expandir a empresa. Com a receptividade brasileira, a empresa cresceu e agregou mais produtos à sua linha. Ferrero Rocher, Tic Tac e Kinder Bueno foram acrescentados em 1995.

Em julho de 1997, a Ferrero iniciou sua produção no Brasil, mais especificamente em Poços de Caldas. Atualmente, são cerca de mil colaboradores no Brasil. Ferrero Rocher, Ferrero Collection, Nutella, Nutella B-ready, Kinder Ovo, Kinder Bueno, Kinder Bueno White, Kinder Chocolate, Kinder Joy e Tic Tac compõem a linha de produtos.

Com informações de Mara Bianchetti e fotos Adobe Stock/Ferrero