Cimed anuncia novos executivos que liderarão as operações da farmacêutica e das fábricas em Pouso Alegre

Do primeiro laboratório comprado pelo seu pai na década de 1960, o antigo Laboratório Prata, até os dias atuais e o planos para o futuro que podem incluir um IPO. A história da Karla Marques Felmanas e da empresa que ela comanda junto com o irmão, João Adibe, a Cimed, é tema do episódio 151 do podcast Do Zero ao Topo produzido pelo Infomoney

A indústria farmacêutica Cimed anunciou a chegada de Adriano Alvim de Oliveira como Diretor Executivo de Operações e Supply Chain. O executivo vai liderar as operações das duas fábricas, localizadas em Pouso Alegre. Com mais de 30 anos de experiência em operações, indústria, supply chain e área comercial, Adriano foi responsável pela implantação de uma fábrica do laboratório Aché. Adriano realizou ainda projetos de transformação que aumentaram produtividade, reduziram custos, melhoraram a qualidade do produto e o nível de serviço ao cliente. Ao longo de sua carreira, também passou pelas empresas IBM e Westrock.

“Chego em um ótimo momento na Cimed. A farmacêutica acabou de inaugurar sua segunda fábrica e estou muito animado para dar andamento ao trabalho que já vem sendo feito. Tenho ampla experiência na operação fabril e com certeza terei muito para somar”, relatou Adriano Alvim.

Num fevereiro “sacudido” como se diz em Minas Gerais,  Henrique Mendonça é o novo Gerente Executivo de Comunicação. Henrique chega para liderar toda a estratégia de comunicação corporativa externa da Cimed e suas marcas, nas frentes de relações públicas, marketing, publicidade e estratégia digital. Com mais de 18 anos de atuação em comunicação e marketing, Henrique já passou por grandes empresas como Nextel, Citroën e Accor.

“É um grande desafio liderar toda a área de comunicação de uma das maiores farmacêuticas do país, que já vem desenvolvendo um excelente trabalho de reputação, imagem e relacionamento com o cliente farmacêutico e também com o consumidor final. O dinamismo da empresa é muito conectado com a minha energia e com a minha forma de trabalhar. Chego com a minha experiência, amplificando o trabalho que já é brilhantemente realizado, trazendo a visão estratégica de comunicação, fundamental para o momento da CIMED, com foco no fortalecimento e aumento da notoriedade de nossas marcas”, explicou Henrique.

O Conselho de Administração da Cimed recebeu também  um novo membro. Com sólida experiência no mercado, o executivo Denis Caldeira, atuará ativamente na agenda de crescimento da companhia. Atualmente ele também é conselheiro do MASP e do Cruzeiro Esporte Clube, tendo passado por gigantes como Meta e Google.

João Adibe Marques, Karla Marques Felmanas, Nicola Calicchio, José Roberto Lettiere, Adibe Marques e Juliana Marques Felmanas permanecem como membros do Conselho da Cimed. Em setembro de 2022 a farmacêutica já havia anunciado Nicola Calicchio como novo presidente do Conselho de Administração, visando acelerar o crescimento da empresa que espera fechar o ano com faturamento de 3 bilhões.

Cimed

No último ano, a Cimed liderou diversas iniciativas de comunicação e marketing de grande impacto no mercado, com destaque para o investimento R$ 40 milhões no ciclo da Copa do Mundo, masculina e feminina, com patrocínio à CBF, contratação do squad de influenciadoras esposas dos jogadores durante a Copa do Mundo Catar, em 2022, para ativação do suplemento vitamínico Lavitan, além do anúncio de patrocínio das equipes femininas dos clubes Cruzeiro e Palmeiras. Em janeiro, a farmacêutica também estreou seu patrocínio ao quadro The Wall, com as marcas CIMED e Lavitan, no programa Domingão com Huck da Rede Globo.

A Cimed dispõe de mais de 600 produtos no catálogo, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, com marcas reconhecidas como Cimegripe, Dermafeme (sabonete íntimo) Lavitan, líder em vendas no segmento de vitaminas no Brasil, o hidratante labial Carmed e mais recentemente, o perfume íntimo Puzzy, criado em parceria com a cantora Anitta.

Fundada em 1977 por João de Castro Marques, entregou, no final do ano passado, sua segunda unidade industrial em Pouso Alegre. Depois de um investimento de cerca de R$ 300 milhões, a nova unidade deve passar a produzir 60 milhões de unidades de medicamentos sólidos quando estiver em sua plena atividade.

Este foi o mais recente passo da companhia no caminho para um faturamento de R$ 5 bilhões até 2025. Para chegar lá, o plano está bem traçado e é executado por dois filhos do fundador da companhia: João Adibe, no papel de CEO, e Karla Marques Felmanas, que ocupa a cadeira de vice-presidente.

Os dois irmãos dividem a gestão da companhia usando o poder do ‘não’. “Nós dois temos a obrigação de escutar um ao outro e de convencer sobre nossa visão. Mas sempre olhamos para o que é melhor para a empresa”, revela Karla.

Depois de um 2022 extremamente desafiador, com a construção de uma nova planta fabril e a migração de produção, a companhia busca um faturamento de R$ 3 bilhões com seus 5 mil funcionários e mais de 600 produtos no portfólio. “Sempre buscamos diversificação. Grande parte da nossa produção ainda é medicamentos mas como os registros de remédios demoram muito para acontecer, começamos a entrar para outras linhas como de repelente de insetos, sabonetes íntimos e vitaminas”, concluiu a VP.

Com informações de Mariana Amaro/Infomoney