Cidades se mobilizam para ajudar Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Nesta semana mais comunidades da região se mobilizaram para ajudar o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) que passa por uma grave crise financeira devido a falta de repasses do governo estadual. Desta vez, os exemplos de solidariedade vieram das três cidades vizinhas de Pouso Alegre: Congonhal, Estiva e Borda da Mata. Além disso, os próprios colaboradores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) doaram mais de uma tonelada de alimentos para o HCSL durante realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
Estiva
Um grupo de voluntários da cidade de Estiva (MG) se uniu para arregaçar as mangas e movimentar a produção de uma festa e um show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões, onde a renda será revertida para ajudar financeiramente o Hospital. “Recebemos com alegria e satisfação a comissão organizadora. Estamos felizes com a boa vontade em ajudar nosso Hospital Samuel Libânio que passa por grave crise, pois desde setembro do ano passado não recebemos os repasses do Governo Estadual. A dívida ultrapassa a marca de R$ 37 milhões e vivemos um caos por conta da falta de recursos”, explica o presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos.
O Hospital também recebeu nesta quarta-feira, dia 24 de abril, a doação de 400 kg de alimentos da comunidade Santo Antônio do Bairro Fazenda Velha, zona rural de Estiva. Os alimentos foram entregues no setor de Nutrição pelo morador e representante da comunidade, Ademir Domingos da Silva.
Borda da Mata
O Conselho Diretor da FUVS (FUVS) recebeu as organizadoras da “Campanha de Lençóis de Borda da Mata”, Danúzia Pereira Simões e Maria José da Silva Pereira, que fazem o ato de solidariedade pelo quinto ano consecutivo. “Eu fui muito bem tratada aqui e por gratidão queria fazer algo em reconhecimento ao carinho dos funcionários. Aqui é um coração de mãe que acolhe os filhos e cuida muito bem”, conta Danúzia. “Essa doação de lençóis é muito importante pois usamos essa peça de roupa de cama em 296 leitos ocupados o tempo todo”, ressalta a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.
Congonhal
Os vereadores Fabrício Brizola e Renato Silva de Congonhal, juntamente com o colaborador da FUVS, João Pedro, que intermediou o encontro, realizaram uma visita ao conselho diretor da Fundação. Na ocasião, eles apresentaram a proposta de uma festa a ser realizada em Congonhal em prol do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
SIPAT
Mais de uma tonelada de alimentos para serem doados ao HCSL. Esse foi o resultado da campanha realizada na 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e divulgado na abertura do evento pelo vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva, na tarde desta terça-feira, dia 23 de abril. “Agradeço de coração a todos que participaram dessa gincana de arrecadação que obteve tanto sucesso. Gente do bem fazendo o bem. Temos um Hospital que atende de 80% a 90% de pacientes do SUS e não recebe desde de setembro repasses do governo estadual. Esses alimentos vão ajudar muito nossa instituição”, comemora o vice-presidente da FUVS.