Bauducco e demais indústrias em Extrema serão beneficiadas com implantação de gasoduto
Meta da expansão é de atender o aumento de produção industrial em larga escala e de baratear os gastos com gás natural, antes transportado por caminhões
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) deu início à implantação do Gasoduto Sul no município de Extrema, no Sul do Estado. A operação ocorre inicialmente para atender a demanda sazonal de produções de panetones da fabricante Bauducco para o Natal deste ano. O projeto terá uma extensão total de 2,9 mil metros e beneficiará também as demais indústrias da cidade que devem testar a novidade em breve.
Segundo a Gasmig, a Gerência de Operação e Manutenção já realizou a montagem e adequação dos equipamentos na fábrica da Bauducco, garantindo a gaseificação e a transição para o uso do gás natural como suprimento para seus equipamentos. Esta etapa foi concluída em tempo recorde na execução do serviço.
Com a construção do gasoduto, a expectativa é de que as indústrias tenham um custo reduzido de gás natural, já que anteriormente, o produto era comprimido e transportado por caminhões, o que encarecia os preços. As mudanças também devem, segundo a Gasmig garantir um fornecimento de gás mais eficiente e seguro.
Estimativa de avanços com a instalação de dutos
Até o momento, um investimento na ordem de R$ 350 milhões está previsto pela Gasmig para o planejamento de uma expansão que pretende conectar a distribuição de gás. Essa conexão prevê a instalação de dutos entre a cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, à Bragança Paulista (SP).
O gasoduto, com cerca de 150 Km de extensão, será responsável pelo transporte diário de 150 mil metros cúbicos de gás natural.