‘Barbie’ bate recordes, mas ‘Oppenheimer’ é destaque nas bilheterias e superou expectativas
O frenesi “Barbenheimer”, com dois filmes bastante esperados mas completamente diferentes que estrearam simultaneamente, deixou os cinemas movimentados
O novo filme da “Barbie”, estrelado por Margot Robbie como a boneca icônica, dominou os cinemas das Américas neste fim de semana, arrecadando cerca de 155 milhões de dólares e estabelecendo o recorde de maior estreia nos cinemas norte-americanos de 2023, disse a distribuidora Warner Bros.
“Oppenheimer”, do diretor Christopher Nolan, que conta a história da fabricação da bomba atômica, superou as expectativas e amealhou 80,5 milhões de dólares nos cinemas domésticos em uma batalha cinematográfica batizada de “Barbenheimer”. No Brasil, “Oppenheimer” superou expectativas de vendas em 132%, segundo Ingresso.com.
Estes números deram um impulso bem-vindo aos estúdios e aos cinemas que atravessavam estações decepcionantes até agora. As vendas de ingressos ficaram abaixo do ano passado, apesar de um número maior de filmes exibidos nas salas. O frenesi “Barbenheimer”, com dois filmes bastante esperados mas completamente diferentes que estrearam simultaneamente, deixou os cinemas movimentados.
“Barbie” é a versão da diretora Greta Gerwig, de “Adoráveis Mulheres”, para a boneca que foi lançada há 60 anos. A estreia de 155 milhões de dólares superou os 146,4 milhões de dólares de “Super Mario Bros. – O Filme” em abril e foi classificada como a maior abertura doméstica de todos os tempos para um filme dirigido por uma mulher.
A Mattel fez uma verdadeira blitz de marketing global para atiçar o frenesi, iluminando marcos de Londres em rosa e lançando parcerias diversas, desde produtos de moda até um console X-Box da Barbie. Muitos fãs usavam roupas rosa nas exibições e os cinemas ofereciam coquetéis rosa e pipoca brilhante.
O drama “Oppenheimer” é estrelado por Cillian Murphy como o cientista americano J. Robert Oppenheimer, o homem que desenvolveu a bomba atômica. O filme atraiu ótimas críticas e espera-se que seja um candidato na próxima corrida ao Oscar.
A trama, ambientada na Segunda Guerra Mundial, conta a história do físico de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) durante o Projeto Manhattan, cuja missão era projetar e construir as primeiras armas nucleares. Apesar de ser um dos líderes contra o nazismo, Oppenheimer e seu time de cientistas acabaram desenvolvendo a primeira bomba atômica do mundo, que ocasionou grandes tragédias no Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
O filme acompanha o longo processo de desenvolvimento da arma e suas consequências, em mais uma superprodução do diretor Christopher Nolan. A première aconteceu na cidade de Nova Iorque com a presença de diversas personalidades e críticos especializados, o que fez com o longa debutasse com nota de 94 no site Rotten Tomatoes.
Entre as personalidades, dois diretores brasileiros, os Abdala Brothers, participaram do evento a convite de Renato Cruz, gerente de marketing da IMAX. Os irmãos, indicados em três categorias na última edição do Oscar, são conhecidos no mercado brasileiro pelas soluções inovadoras que apresentam e pelos projetos que desenvolvem, sobretudo por levar os equipamentos de cinema para as campanhas publicitárias.
Abdala Brothers com Christopher Nolan