Dom Edson Oriolo, que foi cura da Catedral em Pouso Alegre, lança livro sobre os desafios da Evangelização on-line

O Bispo da Diocese de Leopoldina – MG, Dom Edson Oriolo – que já foi cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre – lançou recentemente o livro “Evangelização On-line”, publicado pela Paulus Editora do Brasil, uma obra inovadora que explora a missão da Igreja em um mundo cada vez mais digital e conectado.

Com uma abordagem ampla e perspicaz, o livro oferece insights valiosos sobre como a Igreja pode se adaptar e utilizar a tecnologia para cumprir sua missão de evangelização. O título reúne uma série de contribuições para as forças vivas que atuam ativamente no apostolado das comunicações e evangelização digital.

Trata-se de uma obra que traz reflexões sobre a realidade virtual, na qual a Igreja de Jesus Cristo está inserida. Esta realidade merece grande atenção por parte das forças vivas porque trata-se de um ambiente cultural repletos de experiências e desafios que são cada dia mais complexos e até mesmo inéditos, que chegam a tocar profundamente a consciência humana. É uma contribuição para que as comunidades paroquiais e eclesiais missionarias possam auxiliar no desafio de pensar a Igreja e sua relação com o mundo digital e o real.

A “Evangelização Online” é um contributo para as reflexões hodiernas e busca elucidar a crítica, apurar a intelectualidade, e, sobretudo, convidar a Igreja a dedicar relevância às influências digitais na rotina da vida eclesial. A obra apresenta a Igreja como a sede do diálogo com todas as circunstâncias que a envolvem e aquilo que a motiva a pensar a realidade virtual, que hoje alcança as comunidades paroquiais, as circunscrições eclesiásticas… A questão da “galaxia digital” é ineliminável entre as questões acadêmicas; não se discute a realidade sem que essa temática apareça como elemento indissociável.

O livro está dividido em dezesseis capítulos, que abrangem uma ampla variedade de tópicos relacionados à evangelização online e ao papel das paróquias no mundo urbano. Desde questões teológicas e pastorais até considerações práticas sobre o uso de novas tecnologias, Dom Edson Oriolo oferece uma visão abrangente de como a Igreja pode aproveitar as ferramentas digitais para atingir as pessoas de maneira eficaz. Cada texto pode ser lido separadamente, mas, conquanto exista essa possibilidade, a leitura atenta de toda a obra abre horizontes para um debate amplo a respeito da evangelização no mundo digital.

A “Evangelização Online” lança luzes sobre um tema cada vez mais relevante e demonstra que a fé e este novo universo da “galaxia digital” não precisam ser mutuamente separados. A evangelização virtual, quando realizada de maneira autêntica e sensível, pode criar pontes significativas entre as comunidades de fé e as gerações dos ecrâns. Com a publicação deste trabalho, a conversa sobre a missão digital ganha um novo impulso e promete continuar a desempenhar um papel vital na vida eclesial.

Conheça Dom Edson Oriolo

Dom Edson Oriolo é filho de José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos. Nasceu no dia 18 de setembro de 1964, no município mineiro de Itajubá, onde foi ordenado sacerdote na Matriz São José Operário, no dia 5 de maio de 1990.

É formado em filosofia pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre e em teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP). Também tem mestrado em Filosofia Social pela PUC Campinas; É especialista em Aristóteles, pela Unicamp; em Marketing, pela Universidade Gama Filho, onde também fez a pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Na Arquidiocese de Pouso Alegre foi vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino; Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata; Pároco da Paróquia Bom Jesus e Cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Como docente, trabalhou no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre, onde foi professor de várias disciplinas do curso de filosofia. Também atuou como Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese.

No dia 15 de abril de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, sendo celebrada a sua Ordenação Episcopal no dia 11 de julho de 2015 na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Em 30 de outubro de 2019 foi nomeado pelo papa Francisco como novo bispo da Diocese de Leopoldina.

Seu lema episcopal é “EvangelizareMisericordiae e Divitias”.

Com informações autorizadas pelo L’Osservatore Romano e Sala Stampa della Santa Sede