Heróis de uma nova geração, 1º Batalhão de Aviação do Exército treina seus pilotos em Pouso Alegre

 

Pioneiro da aviação do exército, o 1º Batalhão de Aviação do Exército, com sede em Taubaté, realiza diversas missões humanitárias e de apoio militar pelo território brasileiro, como a de Brumadinho, Teresópolis, Petrópolis e dá cobertura a grandes eventos como durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro; a próxima será de apoio na Copa das Confederações. A formação de um piloto militar é exigente e complexa, por isso a necessidade constante de adestramento. Para manter a operacionalidade é preciso treinar e adestrar seus militares após um intenso trabalho teórico e treino nos simuladores.

Em Pouso Alegre, de 8 a 12 de abril o 1º Batalhão de Aviação do Exército treinou suas equipes altamente qualificadas com 5 potentes helicópteros – dois Jaguar e três Fennec – com manobras de pouso de assalto diurno, tanto na área rural como na urbana, Fast Rope – uma técnica particularmente útil para o desembarque de elementos ou pequenas frações em locais onde a aeronave não consegue pousar ou, principalmente, quando o desembarque necessita ser feito de forma rápida. As atividades foram concluídas com operação tática, ambientada em um quadro de Defesa, no quartel do 14º GAC em Pouso Alegre, empregando técnicas especiais com helicóptero.

A escolha de Pouso Alegre deu-se por várias razões, com destaque para a proximidade da base em Taubaté – SP, a receptividade da população e a abundância de áreas propícias à atividade aérea. Fatores que somados, contribuíram para o sucesso das operações desenvolvidas pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército (BavEx).

Encerrando a semana de operações, o Capitão Miotto – ao lado do Capitão Victor e do Capitão David – permitiram, na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, no 14º Grupo de Artilharia de Campanha, um evento aberto ao público para a visitação às aeronaves do 1º Batalhão de Aviação do Exército.