Em Santa Rita do Sapucaí, Inatel, referência em telecomunicações no Brasil, anuncia Make ID como sua nova agência de comunicação

Com estratégia integrada e multidisciplinar de posicionamento de marca,
nova parceria representa também troca de conhecimento de comunicação e tecnologia entre as empresas

Comunicação, criatividade, dados e tecnologia juntos para difundir a educação e transformar pessoas e negócios. Esta é a expectativa com a nova parceria da Make ID, agência de comunicação de Campinas (SP), que a partir de agora é responsável pela estratégia de comunicação do Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações, que foi fundado em Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade considerada o “Vale da Eletrônica” e polo tecnológico no sul de Minas Gerais. A agência será responsável por desenvolver uma estratégia integrada e multidisciplinar de posicionamento da marca, aliada à performance para captação de alunos em todas as modalidades de ensino do Inatel, referência no ensino e pesquisa de engenharia e tecnologia, e do Inatel Competence Center, unidade de negócios voltada ao desenvolvimento de produtos e soluções em parceria com empresas brasileiras e multinacionais.

A conexão entre a instituição e a Make ID é uma importante conquista para a agência, não apenas pela relevância nacional e internacional do Inatel no ensino e pesquisa, mas também pela troca e aprofundamento de conhecimento entre comunicação e tecnologia que a parceria possibilita. Simone Rodrigues, diretora executiva da Make ID, agência que também atende multinacionais como John Deere, Scania e Syngenta, comenta a importância dessa sinergia. “A Make ID se posiciona cada vez mais de forma inovadora, mantendo a tecnologia como aliada. Essa união favorece uma troca ainda maior de aprendizado que beneficia os dois lados e estabelece uma conexão entre a expertise da Make ID, dos nossos clientes e das soluções em educação e tecnologia do Inatel”, diz.

Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel, ressalta que a união da instituição com a Make ID visa integrar a comunicação com as estratégias de negócios e produtos com o objetivo de aumentar a captação de alunos para os programas educacionais de graduação e de pós-graduação, bem como atrair projetos e oportunidades de prestação de serviços com parceiros tecnológicos no Brasil e no exterior. “Sabemos da importância de comunicar para atrair jovens com a possibilidade de se transformarem ao longo de uma jornada formativa que gera oportunidades de atuação em empresas de tecnologia do mundo. Queremos jovens de todas as partes para ampliar o ambiente diverso, que valorizamos e que é tão importante para a formação de talentos”.

A agência cuidará da comunicação 360°, de forma omnichannel, com o objetivo de integrar as diferentes mídias em um movimento que acompanha o estudante em toda a sua jornada com o Inatel. O trabalho abrangerá mídia integrada e de performance, redes sociais, inbound marketing e live marketing.

Graziela Mônaco, diretora de criação; Simone Rodrigues, diretora executiva e José Francisco Barbosa, diretor de planejamento, integram a equipe da Make ID no atendimento ao Inatel

 

Graziela Mônaco, diretora de criação da Make ID, destaca a proposta dessa nova comunicação. “Quando conhecemos o Inatel, ficamos impressionados com a estrutura e com o seu propósito. Eu tenho certeza que será uma parceria que vai transmitir toda a essência criativa, inventiva e absolutamente tecnológica que tivemos o prazer de conhecer e presenciar. Vamos evidenciar o ensino que foge de todos os moldes teóricos conhecidos em faculdades de engenharia. O Inatel é a teoria na prática, com laboratórios de ponta”.

José Francisco Barbosa, diretor de planejamento da Make ID, explica como a agência enxerga o marketing no setor de educação. “É importante que a comunicação para o ensino superior reflita o potencial criativo que existe dentro do próprio ensino. Estamos trabalhando com um time multidisciplinar da agência a reputação e desejo de marca, ao mesmo tempo que inspiramos os alunos a se prepararem para encarar e construir seus futuros num mundo que muda na velocidade do agora”.

De acordo com Simone, a parceria pretende contribuir com a excelência do Inatel, fortalecer ainda mais a marca e manter sua relevância no mercado, pois a instituição é reconhecida pelo alto índice de entrada no mercado de trabalho. “Pais e alunos têm buscado uma educação holística e o Inatel tem um processo de ensino que é inédito no mercado brasileiro. Ter sido escolhida pelo Inatel é um reconhecimento e responsabilidade desse trabalho e desenvolvimento”.

Inatel

O Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Com destaque internacional, o Inatel esteve à frente, desde 2014, das pesquisas de desenvolvimento da primeira tecnologia 100% nacional para transmissão em 5G, e já está pesquisando soluções 6G. O Inatel desenvolve o aprendizado do aluno em um ambiente inovador que interage com pesquisas e projetos com importantes empresas do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), contribuindo efetivamente com a ampliação tecnológica do Vale da Eletrônica.

Atualmente, todos os clientes da Make ID se posicionam a partir da tecnologia como potencial competitivo. A sinergia criada entre a agência e o Inatel representa um intercâmbio também entre o Instituto e outras marcas do portfólio da Make ID, como Scania, Syngenta, John Deere, Sascar, Kemin, Clube Agro Brasil, Abrasem, Zelo, AgBiTech e iOkay.

Sobre a Make ID – Criatividade que transforma

A Make ID, com sede em Campinas (SP), é uma agência full-service, que une estratégia e criatividade para alavancar marcas e negócios. Com expertise no atendimento de grandes empresas, a agência coleciona cases de sucesso de clientes como John Deere, Scania, Syngenta e MSD Saúde Animal.

A premiada agência é dirigida pela publicitária Simone Rodrigues, profissional com experiência no mercado de comunicação há mais de três décadas.

Composta por uma equipe multidisciplinar, com publicitários, designers, economistas, jornalistas, agrônomos, videomakers, comunicadores, músicos e agrônomos, a Make ID desenvolveu um DNA próprio, com capacidade para trabalhar e se aprofundar nos mais diversos segmentos.

Com informações de Mariana Cruz/Fotos: divulgação