Didu Toledo lança novo livro em homenagem a Pouso Alegre: “Estórias do Mandu II … e outras histórias”
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=27SNGETkQFg&w=560&h=315]
Escritor, historiador, jornalista, museólogo e advogado, Eduardo A. O. Toledo, o nosso Didu Toledo, lançou, na sexta-feira, 23 de setembro, no Clube Literário e Recreativo de Pouso Alegre com a presença da elite cultural da cidade, seu sexto livro “Estórias do Mandu II … e outras histórias”.
O livro destaca momentos importantes da história administrativa e dos pioneiros que construíram Pouso Alegre desde 1.597, quando era apenas uma passagem em busca de minas. Estórias do Mandu, de Eduardo Toledo, é um projeto pensado e cuidadosamente elaborado que tornou-se uma rica fonte de pesquisas desde o ano 2000 quando passou a integrar o site Pouso Alegre Passado e Presente então desenvolvido pela TV UAI.
Dedicado ao resgate da cultura pousoalegrense, dos fatos marcantes e, principalmente, unindo passado e presente, a segunda edição de Estórias do Mandu vai ainda mais longe, ao mostrar o trabalho e a trajetória do povo que ajudou a construir e desenvolver o Bairro do Districto do Mandu Novo na Pouso Alegre pujante de hoje. Para Didu Toledo, “os livros sobre as histórias – e estórias – de Pouso Alegre é fruto do desejo que desperte, principalmente nos jovens e crianças, a descoberta e valorização da nossa história”, revelou.
Mesmo tendo se passado 425 anos do início da cidade e os quase 174 anos de emancipação política, aos 80 anos Eduardo Toledo continua estudando e descobrindo em seu “museu pessoal”, herdado de seus antepassados, momentos que reforçam a importância de Pouso Alegre para o país. Em seus arquivos, além de jornais com 110 anos de idade perfeitamente preservados, estão documentos, fotos e pinturas que revelam desde os primeiros moradores à atualidade.
O autor destacou ainda que contou “com a colaboração de Graziela Brianezi, presidente da OAB Pouso Alegre e de várias famílias que cederam documentos e fatos históricos que hoje fazem parte dos seus arquivos”, disse Didu.
O livro é dedicado a seu avô, Eduardo Carlos Vilhena do Amaral – considerado por muitos como o mais importantes filho de Pouso Alegre – que iniciou sua carreira como vereador e presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, prefeito de Pouso Alegre, deputado estadual de Minas, deputado federal por Minas, senador por Minas Gerais, vice-governador, culminando como governador de Minas Gerais.
Lançamento no Clube Literário
O lançamento do livro contou com a participação de pessoas interessadas na cultura e história de Pouso Alegre. No entanto, apesar de terem sido convidados, o prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Fonseca, as secretárias da Cultura e da Educação, não estiveram presentes e sequer enviaram representantes.
Para o vereador Arlindo Motta, que representou a Câmara no evento, “o momento foi de emoção e alegria, ler sobre os nossos antepassados e mostrar aos jovens como se deu a construção e quem foram os pilares importantes da nossa história com a finalidade de entender o nosso passado para explicar o presente, é motivo para nos orgulharmos ao saber de onde viemos”, destacou.
Para o artista Lúcio Marques e o professor Ronaldo Dias, incentivadores da Cultura, “a história, a cultura, começa a partir do ser humano, e é isso o que mostra o livro de Didu Toledo”, afirmaram.
O comentário geral é que é mais um livro especial do Didu, pois através dele foi possível descobrir relatos sobre nosso município, de uma maneira encantadora recordando detalhes históricos e esquecidos. Um dos pontos mais comentados foi do obelisco tradicional e ainda não tombado que homenageia figuras importantes da história cultural de Pouso Alegre. O monumento erguido no cemitério municipal abriga restos morais de grandes professores e poetas da cidade.
O livro foi ofertado e autografado a todos os presentes durante o coquetel de boas vindas. Em breve também estará à venda com a renda doada a instituições de caridade.
Nas fotos, a presença dos amigos que iluminaram a noite: