Grupo ABC apoia centro de atendimento socioeducativo em Pouso Alegre
A história do Grupo ABC com a Escola Profissional Delfim Moreira começou antes da inauguração da unidade varejo da rede supermercadista em Pouso Alegre. A empresa uniu vontade de expansão e oportunidade de desenvolvimento econômico no município ao encanto pelas atividades oferecidas na instituição de caráter assistencialista, que em 2017 – ano de seu centenário – passava por dificuldades financeiras e carecia de incentivo às ferramentas de ensino.
Logo, em um acordo com o atual diretor do centro socioeducativo, Pe. Andrea Callegari, sonhos começaram a se tornar realidade. “Alugamos um espaço que pertence à Instituição, de forma a contribuir financeiramente com suas ações para crianças e adolescentes. E então, em 12 de dezembro de 2019, inauguramos o Hiper ABC Pouso Alegre no local”, informa a empresa.
Através da parceria, foi possível ampliar os cursos oferecidos à comunidade, além de ganhar reforço em sua estrutura. A Escola chegou a ser incluída no Troco Solidário, mais uma fonte de renda.
No local, alunos aprendem informática, design, costura, estética e beleza, artesanato, panificação, confeitaria e muito mais. Sempre marcam presença nos eventos da cidade, como feiras, exposições, desfiles e concertos.
Durante a pandemia, a escola precisou paralisar as ações, mas assim que a situação foi normalizada, as atividades foram retomadas tomando-se os devidos cuidados. “Em tempos de coronavírus, o ABC foi a única fonte de renda para que a escola pudesse sobreviver com suas atividades. Possibilitou-nos uma segurança econômica para que pudéssemos continuar incentivando nossos alunos”, conta Callegari.
Escola Profissional
A Escola Profissional Delfim Moreira foi criada em 19 de março de 1917 por iniciativa de Dom Otávio Chagas de Miranda, para atender menores órfãos em situação de vulnerabilidade. O público era formado somente por meninos em idades que variavam dos 10 aos 17 anos. Atualmente, atende os diversos públicos.
Andrea Callegari é italiano e quando chegou ao Brasil, em 1991, passou por várias cidades e estados dedicando-se à vida missionária em nome da Congregação Pavoniana. Ao ser transferido para Pouso Alegre tomou frente da escola e, desde então, realiza o trabalho em prol da educação.
A unidade profissional exerce, há anos, um importante papel no cenário educacional da cidade, além de estar presente na formação de mão de obra qualificada de trabalho. Funcionando no período de 7h às 17h, os alunos recebem café da manhã, almoço e café da tarde.
Na Escola, são previstas ações de manutenção e de suporte para atendimento educacional em espaço aberto, atendendo mais de 100 crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, menores de 16 anos, em situação de risco. Também oferece cursos profissionalizantes para mais de 300 alunos acima de 16 anos, para que possam se capacitar e conseguir oportunidades no mercado de trabalho.