Únicas e surpreendentes: escola infantil na Alemanha em formato de gato e em Mato Grosso o formato é de tatu

A escola infantil Die Katzen localiza-se em Wolfartsweier, na Alemanha, e tem despertado a atenção de crianças e adultos. O artista francês Tomi Ungerer e a arquiteta Ayla-Suzan Yöndel foram os responsáveis por projetar uma escola no formato de um gato gigante.

 

Com o intuito de agradar às crianças e deixar o ambiente mais descontraído, a divisão de todo o espaço “anatômico” é criativo. A entrada é a boca do gato, na barriga estão o vestiário, salas de aula, uma cozinha, refeitório e a escada principal.

Na cabeça está a sala principal enquanto as janelas são os olhos e os ouvidos por onde entra a luz natural. Nas pernas estão localizados espaços para as brincadeiras e o rabo na parte de trás do prédio é um escorredor.

Tomi relatou que a escolha do animal foi intencional: “são animais inteligentes e conscientes de seu ser, perfeito para inspirar as crianças”. A escola tem capacidade para 100 alunos. Tudo foi pensado e construído para que as crianças aprendam enquanto se divertem. Uma forma lúdica e criativa para motivar o ingresso das crianças à escola.

 

Em Mato Grosso, xavantes frequentam escola em formato de tatu

Uma imagem chama a atenção nas redes sociais. A obra “Tatu Escola” (Iró’Órãpe), como ficou conhecida, é uma escola em formato de tatu construída no município de São Marcos, no interior do Mato Grosso, de acordo com pedidos da aldeia indígena xavante Nossa Senhora das Graças. Inaugurada em 2007, a obra só foi possível em função das políticas de inclusão social da cidade. A escola é a única no mundo com esse formato.

Além da divulgação das fotos, a autora da publicação no Twitter, @munihin_, também atua numa iniciativa que informa sobre a situação do avanço do coronavírus nas comunidades indígenas brasileiras.

Com informações de Rebeca Bulcão e Hypeness