Dedicada à educação, o Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Majella explica a Campanha da Fraternidade 2022

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aAYkFQKja_Q&w=560&h=315]

A Campanha da Fraternidade 2022, que começa nesta quarta-feira de cinzas, 2 de março, tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Trata-se de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, reflete sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. Em um momento em que os desafios em torno da educação se tornaram ainda mais profundos, com a pandemia da covid-19, a ideia é olhar para o tema de forma integral.

Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, explica em vídeo à comunidade cristã, que a proposta da Campanha da Fraternidade 2022 é promover um diálogo sobre a educação, à luz da fé cristã, além de propor a criação de novas ações em direção a um humanismo total e solidário, diante da realidade educacional que vivemos.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma comunidade ampliada que inclui todos os atores: família, Igreja, Estado e sociedade.

Cartaz da Campanha mostra Jesus Educador

O cartaz da Campanha da Fraternidade representa uma passagem da Bíblia Sagrada.

A ilustração mostra uma mulher que foi flagrada em adultério, prestes a ser punida com o apedrejamento. Cristo aproxima-se da mulher e escreve na terra um ensinamento para ela. O conteúdo da mensagem escrita é desconhecido. Ao final, Jesus disse à mulher: “Vá e não peques mais”. O autor da imagem retirou as palavras “amor e sabedoria” do lema da Campanha: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

Essa é a terceira vez que a educação é tema de uma Campanha da Fraternidade. As outras ocasiões foram em 1982 e 1998, nas quais os lemas eram “A verdade vos libertará” e “A serviço da vida e da esperança”, respectivamente. A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica anualmente desde 1964.

Sobre o vídeo do arcebispo:
Autoria: Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre
Produção: Padre Marcos Eduardo Caliari, Pastoral da Comunicação