TV UAI comemora 23 anos de criação e informação no sul de Minas
A TV UAI completa mais um ano de vida nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, data da sua primeira publicação. O site comemorará a data de sua fundação relembrando os 23 anos de notícias de Pouso Alegre e região durante todo o mês de fevereiro.
Primeira transmissão online ao vivo da TVUAI, em 5 de março de 2000
Em 2.000, o registro do domínio de um site era confirmado no sistema um dia antes de sua publicação.
A publicação do domínio era feita apenas à partir da meia-noite e só então era possível o acesso da URL na rede.
O site teve, desde o início de sua jornada na web, a intenção primeira de ampliar a capacidade de comunicação de seus parceiros e como meta a melhoria constante de sua qualidade tecnológica e editorial, criando sempre alternativas que levassem ao nosso público notícia e informação verdadeira.
No entanto, estávamos 20 anos no futuro e sem a tecnologia de hoje. Quatro pessoas iniciaram o que foi chamado de “loucura” na época. O mestre foi Márcio Barbosa, um engenheiro genial que fez toda a programação, a criação, o desenho, enfim, fez tudo para que transmitíssimos vídeo pela internet. Hoje, pode ser até normal mas, na época, não tinhamos You Tube no Brasil e, muito menos, um sistema que permitisse colocar o vídeo ou a notícia online ao vivo, de imediato. Mas era isso o que fazia a TV UAI e despertou a curiosidade de todos os programadores do país.
Esse foi o motivo que logo no primeiro dia tivemos mais de 100 mil acessos, o que hoje pode não ser nada mas em 2.000 foi um furor, o número de acessos foi tão imenso que derrubou a única provedora da cidade, a Overnet e tomamos uma bronca fenomenal do Juarez, do Wagner e do Nereu.
No dia 5 de março de 2.000 foi ainda pior! A TVUAI fez a primeira transmissão ao vivo do carnaval de Pouso Alegre com a jornalista Adriana Junho na apresentação e entrevistas ao vivo na avenida. Não deu outra: além de ter sido um sucesso absoluto, derrubou a internet de toda a região e recebeu a visita inusitada de um representante do então Ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, que achou por bem, meses depois, cobrir a região com fibra ótica.
Mas o que atraiu o pousoalegrense que tinha acesso à internet foi as 24 horas de transmissão ao vivo da Avenida Dr. Lisboa. Dia e noite uma única câmera transmitia o que se passava na avenida. Hoje é comum mas, em 2.000, foi pioneirismo.
Outro foco foi o envio de e-mail aos mais de 130 mil inscritos para que tivessem as notícias em primeira mão. Tentamos também enviar as notícias pelo celular, via SMS, mas os celulares eram tão poucos na época e o trabalho gigante. Vale ainda lembrar que nesse período, tirando os momentos de vídeo ao vivo, as gravações eram em fitas vhs.
A TV UAI recebeu por tudo isso o prêmio internacional “Melhores do Mundo” patrocinado na época pela Microsoft. Foi a terceira do país a transmitir vídeos pela internet, atrás apenas do UOL e MidiaCast e a primeira tv online de Minas Gerais.
Os outros participantes da criação da TV UAI, além do genial Márcio Barbosa, foram o coronel Calixto Barbosa que financiou toda a criação da TV UAI, a jornalista Rosy Pantaleão e Eloy Martins de Oliveira Junior.
Completamos mais um ano de vida e os últimos três anos não foram anos iguais aos outros. Além de fazer parte do rol das empresas que estão fora da média, pois a maioria fecha as portas antes de completar cinco anos, também passamos pela maior pandemia e a maior paralisação que o mundo já viu. Agora que você já conhece um pouco da história da TV UAI, comemore conosco acompanhando no decorrer deste ano uma serie de novidades e se mantendo atento às notícias que de fato interessam.
Um brinde em agradecimento a vocês que acompanham a TV UAI há 23 anos. Vamos em frente!