Vídeo produzido na EE Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí, participa do projeto Cineasta 360°

 

 

 

 

 

 

A Escola Estadual Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí, representa nesta quarta-feira, 25 de julho, na Estação Hack from Facebook, em São Paulo, o sudeste do Brasil no Projeto Cineasta 360°. A competição nacional, idealizada pela ONG Recode em parceria com o Facebook e a Organização Digital Promise Global, busca capacitar alunos e educadores a usarem a tecnologia 360°.

Duas equipes da EE Sanico Teles tiveram seus filmes selecionados

O projeto piloto Cineasta 360º oferece capacitação para alunos e educadores de escolas públicas de todo o país permitindo a utilização da tecnologia de vídeo 360º para produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades. Nesta capacitação, onde um professor voluntário se torna responsável pelo projeto em cada escola, os alunos aprendem a desenvolver roteiros, filmar usando tecnologia 360º e editar seus vídeos. Em todo o Brasil, representando cada região, cinco escolas foram selecionadas no primeiro semestre e mais cinco serão escolhidas no segundo.

 

Nesta primeira etapa a Escola Estadual Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí, é a única representante do sudeste na competição que reúne também a Escola de Educação Integral Tiradentes, em Macapá (AL), o Centro de Ensino Carlos Alberto de Deus, em Goiânia (GO), a Escola Estadual Maria Celeste do Nascimento, em Zabelê (PB) e a Escola Estadual José Pavan, em Jacarezinho (PR).

 

As escolas selecionadas pelo projeto recebeu três kits doados pelo Facebook contendo headsets, tripés, smartphones, câmeras 360º, softwares e materiais didáticos, além de capacitação presencial para os professores que, posteriormente, sob a tutoria da ONG Recode, transferiram seus conhecimentos aos alunos para a produção de curtas em tecnologia 360º.

 

Das oito equipes formadas pela escola Sanico Teles uma teve seu vídeo escolhido para participar do Festival Nacional Cineastas 360º que reunirá em São Paulo os melhores curtas regionais. Contudo, apenas a região sudeste terá dois curtas na competição, pois o Facebook resolveu levar também o segundo colocado da Escola Sanico Teles, por ser uma equipe formada por alunos que participam da escola inclusiva. “O Facebook resolveu levar dois de nossos grupos, o segundo devido ao processo inclusivo que encontrou na Escola, dois alunos que participaram do projeto são surdos”, comenta Cristiane Botrel, diretora da Escola Sanico Teles.

 

A reportagem do Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí esteve na Escola Sanico Teles, onde foi recebida pela professora Rosemy Villela, pedagoga, por sua diretora Cristiane Botrel, que esclareceram sobre o projeto e também pelos alunos e professores que tiveram seus vídeos selecionados para a grande final, em São Paulo. Os dois vídeos ganhadores, um por semestre, serão publicados na página do Facebook Brasil.

 

A Escola Sanico Teles concorre com os filmes: “O Vale da Eletrônica – cenários de méritos, desigualdades e diferenças sociais”, as divergências sociais deste município, formado pela equipe Ana, Thaís, Larissa e Luana, sob a orientação do professor Miller Costa Araújo, classificado em 1º lugar e “De Manuela a Penha – violência contra a mulher”, o passado e o presente da violência contra a mulher, formado pela equipe inclusiva Mayra, Benedito, Guilherme e Michael, sob a orientação da professora Joezinete Souza, intérprete de libras, segundo colocado.

 

Com informações e fotos do Portal da Cidade de Santa Rita do Sapucaí