“Morto pela Causa” Confira o primeiro podcast sobre a morte do procurador Pedro Jorge

Primeiro episódio do podcast sobre o procurador Pedro Jorge já está disponível

Um homem foi morto a tiros em Olinda em 1982. Esse homem era um procurador da República que tinha denunciado uma fraude milionária no sertão de Pernambuco – o Escândalo da Mandioca. Esse homem era Pedro Jorge. ‘Morto pela causa’ reconta o caso e explica por que ele é um marco na história política recente do Brasil, quando o país começava a retomar o caminho da democracia.

O primeiro episódio do podcast sobre o procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva foi lançado nas principais plataformas de streaming, nesta quinta-feira, 18. “Morto pela Causa” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia. Ao longo de seis episódios narrativos, a série falará do trabalho de Pedro Jorge à frente do Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato, há quase 40 anos, e os reflexos do crime para o país e o Ministério Público Federal (MPF).

Para retratar a história, foram entrevistados diversos protagonistas da época, membros do MPF, além de familiares e pessoas próximas a Pedro Jorge. “Nosso objetivo com o podcast é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo”, diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

“Morto pela causa” tem narração do jornalista Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. O roteiro é de Raíssa Ebrahim e a edição, mixagem e música-tema são de Victor Oliveira. O podcast também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela Justiça”.

O podcast é o início de uma série de homenagens que serão prestadas ao procurador, em lembrança pelos 40 anos de sua morte. Além da série, também estão previstas uma estátua de Pedro Jorge, em frente à Procuradoria Regional da República da 5ª Região, e uma coletânea de artigos, entre outras. “O trabalho e o martírio de Pedro Jorge tiveram consequências diretas na construção do Ministério Público Federal e da democracia brasileira. É um desses personagens da história brasileira que não podem ser esquecidos, pelo que inspiraram e inspiram, e pelo que nos lembram, sobre um passado que não pode se repetir”, reforça a diretora da Fundação Pedro Jorge, Melina Montoya.

Clique em qualquer um dos links abaixo e confira o primeiro episódio de “Morto pela Causa”

Podcast TV UAI

Amazon Music
Apple
Castbox
Deezer
Pocketcast
Spotify